Operação Backdoor: hacker é preso por fraudes no sistema do Detran

0

Foi deflagrada, na manhã desta segunda-feira, 21, a segunda fase da operação Backdoor. Os investigadores buscavam provas sobre o cancelamento irregular de multas de trânsito por meio de invasão não autorizada do sistema de informática do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O hacker envolvido nas fraudes foi preso temporariamente.

A ação é resultado do trabalho conjunto da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e da Divisão Especial de Repressão à Corrupção (Decor/Cecor), com apoio da Delegacia de Polícia de Alto Paraíso (PC/GO). Além de prender o envolvido, os investigadores apreenderam equipamentos de informática de alto valor, que serão periciados.

O hacker se aproveitou de vulnerabilidades no sistema Getran e conseguiu cancelar multas e retirar restrições judiciais e administrativas. Isso permitiu o licenciamento e a transferência de propriedade de veículos com pendências, o que gerou prejuízo de, pelo menos, R$ 1.371.658,99 aos cofres públicos no período entre maio de 2019 e janeiro de 2020.

As fraudes eram solicitadas pelos proprietários ou usuários dos veículos a despachantes, que por sua vez encomendavam o serviço de alteração no sistema Getran a hackers especializados nesse tipo de crime. Em alguns casos, as alterações foram feitas para liberar veículos destinados a leilão.

Acesso ilegal

Backdoor é o termo em inglês que define a vulnerabilidade utilizada pelos hackers para cometer as fraudes: uma porta de acesso ao sistema Getran criada ilicitamente para permitir o uso por pessoas não autorizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.