A Amazon anunciou que está expandindo seu portfólio de energia renovável globalmente, com 2,7 gigawatts (GW) adicionais de capacidade de energia limpa em 71 novos projetos de energia renovável. Isso inclui o primeiro projeto de energia renovável da empresa na América do Sul – um parque solar no Brasil – e seus primeiros parques solares na Índia e na Polônia . Uma vez totalmente operacional, o portfólio global de energia renovável da Amazon gerará 50.000 gigawatts-hora (GWh) de energia limpa, que é a quantidade equivalente de eletricidade necessária para abastecer 4,6 milhões de residências nos EUA a cada ano.
"Estamos trazendo novos projetos eólicos e solares on-line para alimentar nossos escritórios, centros de atendimento, data centers e lojas, que atendem coletivamente milhões de clientes em todo o mundo, e estamos no caminho de alcançar 100% de energia renovável em todo o nosso negócio até 2025 ", disse Adam Selipsky , CEO da Amazon Web Services. "Em todo o mundo, os países estão procurando acelerar a transição para uma economia de energia limpa, e investimentos contínuos como o nosso podem ajudar a acelerar sua jornada, pois todos trabalhamos juntos para mitigar os impactos das mudanças climáticas."
Como a maior compradora corporativa de energia renovável globalmente, a Amazon agora tem um total de 379 projetos de energia renovável em 21 países, incluindo 154 parques eólicos e solares e 225 projetos solares em telhados, representando 18,5 GW de capacidade de energia renovável. Até o final de 2021, a empresa atingiu 85% de energia renovável em todos os seus negócios.
A Amazon continua a habilitar com sucesso projetos em redes elétricas em todo o mundo, incluindo:
Na região da Ásia-Pacífico, a Amazon está anunciando os três primeiros projetos de grande escala da empresa na Índia . Todos os três são projetos solares em Rajasthan , representando 420 megawatts (MW) de capacidade de energia limpa. A Amazon está crescendo rapidamente na Índia , e esses primeiros investimentos desempenham um papel crítico na redução de nossas emissões de carbono no país. Na região da Ásia-Pacífico , a empresa tem agora um total de 57 projetos de energia renovável.
Na Europa , a Amazon já conta com 117 projetos de energia renovável. A Amazon está anunciando seus primeiros projetos solares em telhados na França e na Áustria , e seu primeiro parque solar na Polônia . O investimento da Amazon em seu primeiro projeto em escala de utilidade na Polônia é um dos maiores negócios solares corporativos anunciados até o momento no país. Com esse compromisso, a Amazon está contribuindo diretamente para a meta do governo polonês de aumentar a energia renovável em sua rede. O apoio corporativo a novos projetos de energia renovável como o da Amazon ajuda a abrir o mercado para parques eólicos e solares adicionais e acelera a descarbonização da rede.
Na América do Norte , a Amazon está adicionando 1 GW de capacidade de energia limpa no sudeste dos EUA , incluindo os dois primeiros projetos de energia renovável da empresa na Louisiana . A empresa tem agora um total de 202 projetos na América do Norte .
Na América do Sul, a Amazon está anunciando seu primeiro projeto de energia renovável, que é um parque solar de 122 MW no Brasil . Além de fornecer energia renovável para as operações da Amazon na região, este projeto também trará benefícios econômicos para a economia local e a biodiversidade da região. O projeto inclui um investimento de R$ 2 milhões em programas ambientais durante a construção para proteger e promover a biodiversidade. Estima-se que o projeto crie 850 empregos durante a fase de construção, com 30 empregos permanentes adicionais quando o projeto entrar em operação.
Para ajudar a dimensionar os benefícios dos investimentos no setor de energia renovável à medida que continua a crescer, a Amazon também está trabalhando por meio da iniciativa Além da Megawatt do Clean Energy Buyers Institute (CEBI) para garantir que o setor maximize o impacto econômico, ambiental e social da aquisição de energia.