Mais de 54% dos usuários de celulares nos Estados Unidos disseram que aumentaram o uso de seus aparelhos em mais de 25% nos últimos dois anos, enquanto que um em cada cinco disse ter aumentado o uso em mais de 50%, de acordo com um estudo sobre telefonia móvel realizado pela Azuki Systems, empresa de tecnologia móvel para a internet.
Segundo o levantamento, o principal impulsionador desse crescimento foi a popularização dos smartphones, com 62% dos entrevistados dizendo que pretendem comprar um dispositivo móvel com as características de um "telefone inteligente" nos próximos 12 meses.
Embora 52% dos entrevistados tenham acessado a web a partir de seus celulares e 25%, vídeos, uma esmagadora maioria (quase 80%) afirmou que desejava que fosse mais fácil o acesso à internet a partir de informações em seus aparelhos, além de uma percentagem igual ter dito que desejava que fosse mais fácil o acesso a outros meios, como clipes de vídeo e música.
A maioria dos participantes da pesquisa apontou uma série de obstáculos para os mais variados tipos de acesso à mídia móvel. Cerca de 69% indicaram como o principal problema a demora para fazer downloads ou reproduzir mídias, e 66% disseram ter tido dificuldades para navegar para encontrar conteúdo relevante.
Várias deficiências também foram apontadas pelos entrevistados em relação ao iPhone e ao BlackBerry. Mas independentemente do dispositivo que usam, os usuários americanos têm de despender uma quantia significativa com o uso de seus telefones, de acordo com a Azuki.
A pesquisa também constatou que 33% falam em seu celular mais de dez horas por semana. A geração mais jovem gasta ainda mais tempo, sendo que 34% daqueles com 17 anos ou mais jovens falam por mais de 15 horas por semana.
Dos 79% que enviam mensagens de texto de seus telefones, 29% disseram fazê-lo por mais de duas horas por semana. Além disso, 37% das pessoas com 22 anos ou mais jovens revelaram utilizar seus celulares para a transmissão de texto por mais de duas horas por semana. Em seguida, com um pouco menos de uso do celular para o envio de mensagens de texto, vem a geração de 23 a 44 anos de idade e por último, com quase nenhum uso, estão os de 60 anos ou mais velhos, o que mostra um fosso geracional evidente.
O levantamento também mostra que 50% acessam e-mails em seus celulares, sendo que cerca de 30% na faixa etária de 35 a 44 anos usam o aparelho para tal finalidade por mais de duas horas por semana.
A pesquisa também constatou que as redes sociais estão ganhando popularidade rapidamente entre os usuários de dispositivos móveis. Um quarto (25%) acessa sites de relacionamento a partir de seus celulares, sendo que um em cada sete entrevistados entre 25 e 34 anos usa o aparelho para tal finalidade por mais de duas horas por semana. Cerca de 64% disseram que compartilhariam conteúdos com seus contatos de redes sociais se fosse mais fácil fazer isso.
Em relação a publicidade móvel, quase 70% dos usuários disseram que vêem os anúncios em seus celulares em troca de acesso gratuito ao conteúdo móvel. Além disso, mais de 65% dos usuários de aparelhos com capacidade de localização disseram acreditar que possam aproveitar as oportunidades apresentadas, como promoções de empresas locais.
O levantamento foi realizado com mais de 275 usuários de telefones celulares nos Estados Unidos.