Windows 7 deve impulsionar vendas de PCs no mercado corporativo

0

O Windows 7, que foi lançado oficialmente nesta quinta-feira 22, não deve provocar um boom nas vendas de PCs no Brasil, de acordo com analistas de mercado. Entretanto, o novo sistema operacional da Microsoft deve funcionar, sim, com um importante impulsionador para a indústria de computadores no país, principalmente no mercado corporativo.
Segundo o analista para o mercado de PCs da IDC, Luciano Crippa, como a grande maioria das empresas brasileiras não migraram do Windows XP para o Vista, agora elas tendem a adotar o Windows 7.
Ele diz que a baixa adoção ao Windows Vista no mercado corporativo se deveu principalmente à falta de aplicativos compatíveis com o sistema operacional, disponíveis no mercado na data de seu lançamento e também à necessidade de máquinas com, pelo menos, 2 GB de memória para suportá-lo.
Como o Windows 7 é mais leve que o Vista, e a Microsoft abriu o novo sistema operacional para desenvolvedores e parceiros adaptarem os software e aplicativos ao novo sistema, a migração deve ser natural, avalia Crippa. Ele ressalta que no triênio de 2007 até este ano o mercado corporativo investiu menos na troca do parque de PCs, devido principalmente à falta de interesse pelo Vista.
Como a média de troca de PCs em uma empresa ocorre no prazo de três a quatro anos de uso, 2010 será um ano limite para as empresas renovarem sua base instalada de computadores.
"Com certeza, o mercado corporativo investirá pesadamente em PCs no ano que vem, não particularmente por causa do Windows 7, mas pela necessidade de renovação do parque. Porém, o novo sistema terá uma importante participação nesse crescimento das vendas, já que muitas empresas estavam esperando seu lançamento para renovar o parque de PCs", analisa Crippa.
O analista pondera, porém, que o real impacto e aceitabilidade do Windows 7 no segmento corporativo só poderá ser medido depois de cerca de um ano de comerciliação do sistema operacional no mercado.
Para ele, já na outra ponta do mercado, o varejo, o impacto do Windows 7 será muito menor. "O consumidor final não se preocupa tanto com o sistema operacional embarcado na máquina, ele está mais interessado em outras aplicações do PC, como capacidade de processamento e armazenamento, por exemplo."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.