Automação e inteligência de dados precisam estar à favor do cliente

0

A automação de processos por meio de tecnologias já é uma realidade há muitos anos, mas tem se intensificado. Li recentemente no estudo OTRS Spotlight: IT Service Management 2023 que, no Brasil, 52% das empresas já adquiriram as ferramentas necessárias para a automação de processos e sabem aplicá-las.

Levar conforto e tranquilidade ao cliente por meio da automação de processos, agregando valor e melhorando sua experiência com um produto, é uma maneira de reter esta pessoa em sua base. Quanto melhor for a experiência do cliente, mais satisfeito ele ficará e maiores serão as chances de que a companhia ganhe uma nota mais alta na pesquisa NPS, ou Net Promoter Score – que avalia a probabilidade de um consumidor indicar a empresa para um conhecido.

Com a melhoria da retenção, diminuição de cancelamentos, há, logicamente, uma taxa de churn mais baixa e, por consequência, os negócios da empresa também acabam sendo afetados positivamente. Afinal, sabe-se hoje, por meio de pesquisas como a do Hubspot, que 82% das organizações concordam que adquirir um usuário é muito mais caro do que reter um.

No entanto, acredito que esse processo, acima de tudo, deve ter como foco a tranquilidade do cliente.

No setor de vigilância patrimonial, no qual atuo, a pior coisa que pode acontecer a um consumidor é ter seus bens ou sua família tocados pela violência urbana. Mais que tudo, é necessário ter como objetivo precaver isso por meio do uso de inteligência de dados, que captam as informações via sensores automatizados.

Aspectos como manutenções preventivas, verificações de fornecimento de energia e uso de bateria, bem como correções e substituições de equipamentos com falhas são essenciais para isso e, além de poupar o cliente de transtornos, ainda traz um fator preventivo para a vida daquele consumidor – e não corretivo – o que enxergo que, no atendimento ao cliente, é fundamental.

Assim, é possível agir em prol da constante melhoria, sem interferir no cotidiano do cliente, com o objetivo de garantir a resposta mais adequada ao consumidor e também o seu conforto.

Utilizar também ferramentas de inteligência de negócios (business intelligence) que mostrem as áreas nas quais ainda é possível conquistar novos clientes, pode ser uma maneira de atender uma carência de mercado, bem como expandir a atuação da empresa.

Que estes fatores que apontei trazem benefícios para os dois lados, é inegável. Tanto cliente quanto empresa terão os seus interesses preservados. Interesses estes que, a meu ver, jamais são antagônicos, já que toda organização deve buscar o melhor atendimento possível para quem contrata seus serviços.

Por fim, observo ainda, que existe uma estrada a seguir rumo ao uso da inteligência de dados nas empresas. No entanto, ao notar como este uso pode ser inegavelmente favorecedor, incentivo às empresas à tentativa de adoção de ferramentas que aliem a inteligência de dados ao dia a dia das decisões de negócios, somente assim será possível colocar o cliente em primeiro lugar sempre.

Henrique Chimara, Diretor de Tecnologia e Projetos da Verisure Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.