O volume de mensagens A2P (Aplicação para Pessoa) deverá aumentar em 20% nos próximos 5 anos para mais de 2,7 trilhões em 2022, acima de 2,1 trilhões este ano, segundo um novo relatório da Juniper: "A2P Messaging: Oportunidades, Competição e Previsões 2017-2022".
Segundo o mesmo, esse crescimento seria impulsionado por um aumento nas mensagens automatizadas de marketing, pagamentos e autenticação. A2P é definido como uma mensagem automatizada enviada de uma empresa para um usuário final.
A pesquisa afirmou que o tráfego de "SMS cinza", definido como "tráfego A2P velado como tráfego P2P", cairá 11% entre 2017 e 2022. Os esforços dos operadores, em parceria com provedores de firewall SMS, na detecção de rotas cinza continuarão sendo a força da condução por trás dessa redução. Com as previsões totais de tráfego de SMS exceder 30 bilhões de mensagens por dia em 2022, o relatório afirmou que seria necessária a AI (Inteligência Artificial) para analisar eficientemente o alto nível de tráfego de SMS.
As operadores estão implementando esses serviços para remover a maior quantidade possível de mensagens de "rotas cinzentas". Para o autor da pesquisa, Sam Barker, "no entanto, haverá empresas que não estão dispostas a pagar as taxas adicionais por serviços A2P diretamente conectados, motivo pelo qual as operadoras correm o risco de perder esse negócio inteiramente "
Em resposta ao aumento do uso corporativo das aplicações OTT, a pesquisa antecipa que as operadoras começarão a lançar os serviços RCS (Rich Communication Suíte), combinando o alto nível de alcance de mensagens SMS e a rica funcionalidade de aplicativos OTT.
Além disso, a pesquisa descobriu que esse aumento de mensagens empresariais através de aplicativos OTT criará posteriormente um novo caso de uso para o tráfego A2P SMS. Verificações de usuários e OTPs (One Time Passwords) exigirão a natureza omnipresente dos serviços de SMS como ponto de partida. Além disso, os SMS continuarão a ser necessários como uma opção de retorno contra as aplicações OTT.