Luisa Soares, Head do Jurídico, Compliance, Segurança e Privacidade na Hash, foi anunciada como a nova líder do Comitê de Fintechs & Meios de Pagamentos da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O). A especialista tem como principal objetivo, no cargo, representar e defender os interesses coletivos de entrantes nos mercados financeiro e de pagamentos. Além disso, Luisa visa contribuir com as discussões e promover a união entre as associadas da ABO2O e outras entidades para que, assim, sejam uma única voz perante reguladores.
"O propósito não é fazer frente às outras associações ou influenciar decisões, mas sim apresentar outros pontos de vista com o intuito de beneficiar players e usuários, desenvolvendo e aprimorando o ecossistema como um todo", afirma Luisa. Segundo a especialista, o comitê foca estimular ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento dos setores financeiro e de pagamentos por meio da articulação com outras entidades, reguladores e governantes.
Um levantamento produzido pela Findexable em parceria com a Mambu, revela que 2020, apesar da pandemia, foi um ano de grande expansão para o setor financeiro no mundo todo. O Brasil vem se consolidando como um dos maiores ecossistemas do mundo e possui o maior mercado da América Latina, segundo a análise. Essa é uma das razões da importância de se ter um comitê específico, que auxilie tais empresas a lidar com os desafios e que saiba aproveitar as oportunidades oferecidas pelo setor.
A nova líder do Comitê de Fintechs & Meios de Pagamento revela que os principais temas a serem abordados nas iniciativas serão open banking, PIX, registro de recebíveis, câmbio e assimetrias regulatórias, visando sempre a inclusão, educação financeira, competitividade e a inovação. "Outras pautas, claro, serão sempre bem-vindas. Propomo-nos a acompanhar o desenvolvimento de acontecimentos e principais discussões dos setores financeiro e de meios de pagamento para que possamos disseminar conhecimento, nos manter atualizados e correspondentes às necessidades e realidades das associadas da ABO2O".
Luísa Soares atualmente é Head do Jurídico, Compliance, Segurança e Privacidade na Hash, fintech que atua no setor de meios de pagamentos. Há mais de três anos, Luísa dá suporte para a estruturação e o desenvolvimento de negócios em meios de pagamento, tendo participado de diversas discussões relevantes para o setor, tais como open banking, PIX e registro de recebíveis, além de possuir artigos e capítulos publicados sobre assuntos relevantes para a área.
Luisa Soares possui experiência em multinacionais e grandes escritórios de advocacia, tem formação em Direito pela PUC/SP e Filosofia pela FFLCH/USP, pós-graduação em Direito Tributário no Insper, mestrado em Filosofia pela USP, bem como cursos ministrados pelo European University Institute, Harvard Law School e University of Pittsburgh.