O Portal A12 é o maior conglomerado de veículos proprietários de conteúdo católico do país. Há mais de 10 anos no ar, o portal é composto pelos sites do Santuário Nacional de Aparecida, Rádio e TV Aparecida, Congregação dos Missionários Redentoristas de São Paulo e Editora Santuário, e suas redes sociais oficiais, que atualmente transmitem em tempo real as celebrações da instituição, além de hospedar outros 24 sites oficiais ligados ao Grupo Santuário. O portal, que já havia feito a migração de seus servidores para nuvem AWS, percebeu um aumento significativo de demanda e a necessidade em melhorar a estabilidade de seus ambientes.
De acordo com Luana Corrêa, coordenadora de Projetos On-line do Portal A12, a maior necessidade era garantir que durante os picos de acesso, os 27 websites que fazem parte do Portal A12 se mantivessem estáveis para suportar o grande número de visitas.
"Chegávamos a ter mais de 2 milhões de acessos em períodos comuns e em períodos sazonais como, por exemplo, em outubro, quando é celebrada a festa de Nossa Senhora Aparecida, os acessos chegavam a triplicar, e a nossa maior preocupação era poder suportar com total estabilidade e segurança essa alta demanda", comenta Luana.
Dessa maneira, o Portal A12 precisava de uma solução escalável, fácil e rápida de ser implementada e que também fornecesse elasticidade para ajustes dos recursos de forma automatizada, conforme a demanda.
"A atualização de nossa estrutura com o AWS Auto Scaling foi crucial para manter todos os canais de comunicação do Portal A12 em funcionamento durante os picos de acessos", comenta.
Ganhos
Iniciado em outubro de 2019, o projeto contou com o acompanhamento do time de especialistas da Dedalus para o gerenciamento de suas aplicações, o que permitiu um diagnóstico inicial e a atualização da infraestrutura com o AWS Auto Scaling para gerar maior disponibilidade e otimizar recursos.
"Além de maior desempenho e estabilidade, o AWS Auto Scaling nos gerou uma economia expressiva, pois não precisamos pagar pela mesma estrutura de outubro ao longo do ano", diz Luana.
Garantir uma efetiva redução de custos em infraestrutura e serviços foi outro ponto importante do projeto, uma vez que, em determinados períodos do ano, o portal precisava investir no aumento da capacidade e quantidade dos servidores para suportar o grande número de acessos.
Com as restrições às missas e aos eventos presenciais, houve um aumento ainda maior de visitantes ao portal e canais de streaming do santuário, pois as missas e celebrações passaram a ser transmitidas pelo site e plataformas de redes sociais. Esta atualização forneceu ao Portal A12 ganhos imediatos em estabilidade e eficiência operacional, possibilitando que a equipe interna pudesse focar em atividades estratégicas.
De acordo com o nível de serviço contratado, o Portal A12 conta com a consultoria e cobertura 24×7 da Dedalus e mensalmente recebe a avaliação de um especialista com recomendações de melhorias considerando performance, segurança, custos e continuidade do negócio.
"Por sermos uma organização sem fins lucrativos e ter recursos financeiros limitados, o modelo comercial de pagamento sob demanda foi um ótimo benefício para nós, além de fornecer e democratizar o acesso às novas tecnologias disponíveis", completa Luana.