Um novo estudo da Juniper Research revelou que as operadoras móveis perderão para provedores de mensagens comerciais OTT, como Messenger, WeChat e WhatsApp, no valor de US$ 2,5 bilhões no próximo ano – um aumento de 20% em relação a 2022
O relatório constatou que as mensagens promocionais serão responsáveis ??por 30% dessa perda de receita em 2023, com as empresas adotando recursos de vendas adicionais e vendas cruzadas por meio de campanhas de marketing de mídia avançada.
As mensagens de negócios OTT envolvem empresas que usam aplicativos de mensagens para interagir com os consumidores.
SMS para manter o domínio apesar do crescimento de mensagens rich media
O relatório de mercado de mensagens A2P descobriu que o número total de mensagens comerciais SMS enviadas chegará a 1,7 trilhão em 2023; crescendo de 1,6 trilhão em 2022, à medida que as empresas capitalizam as impressionantes taxas de abertura do canal e o alcance incomparável de assinantes.
Ele identificou que o uso de SMS permanecerá particularmente forte no setor de varejo, com canais de mensagens liderados por operadoras em autenticação multifator aumentando em conjunto com o crescimento do comércio eletrônico.
Chave de preço RCS estável para manter a concorrência com aplicativos OTT
Apesar da popularidade dos aplicativos OTT de terceiros, o relatório constatou que o número total de mensagens comerciais RCS (Rich Communication Services) enviadas por operadoras também aumentará, de 161 bilhões em 2022 para 219 bilhões em 2023. Ele insta as operadoras de rede a afaste-se dos turbulentos modelos de monetização usados ??para SMS, pois as flutuações nos preços do RCS limitarão a adoção corporativa de mensagens de mídia avançada lideradas por operadoras.
O estudo constatou que os preços voláteis do RCS incentivarão o estabelecimento de rotas cinzas, com mensagens comerciais lucrativas ocultas e transmitidas por canais interpessoais mais baratos.
A autora da pesquisa, Scarlett Woodford, comentou:"Para apoiar o crescimento das mensagens de negócios RCS, as operadoras devem garantir que os preços permaneçam lucrativos sem aumentos drásticos. As operadoras devem absorver o custo inicial das mensagens de mídia avançada, usando publicidade digital e patrocínios para garantir o retorno do investimento."