O anúncio da OpenAI na noite de terça-feira,21, de que Sam Altman retornará como CEO, sob um conselho recém-formulado, traz um aparente fim a uma jornada surpreendente sobre a estruturação corporativa incomum da empresa.
Embora os detalhes ainda estejam a ser acertados, de acordo com a OpenAI, ainda não está claro se a Microsoft surgirá com mais supervisão, ou pelo menos com melhor visão, sobre a governança da empresa na qual investiu milhões de dólares.
"Estamos encorajados com as mudanças no conselho da OpenAI", disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em comunicado na noite de terça-feira. "Acreditamos que este é um primeiro passo essencial no caminho para uma governaça mais estável, bem informada e eficaz."
O "conselho inicial" será presidido pelo ex-co-CEO da Salesforce, Bret Taylor, com o ex-secretário do Tesouro Larry Summers como uma nova adição, juntamente com o atual membro do conselho Adam D'Angelo, cofundador do Quora.
As diretoras independentes Tasha McCauley e Helen Toner deixarão o conselho. Também deixando o conselho está Ilya Sutskever, cientista-chefe da OpenAI, que esta semana lamentou ter participado da remoção de Altman.
Greg Brockman, presidente e ex-presidente do conselho da OpenAI, está retornando ao seu cargo executivo.