A Bematech, fornecedora de sistemas de automação comercial, anunciou nesta segunda-feira, 22, a aquisição do controle (51%) da CMNet Soluções, desenvolvedora e detentora dos códigos-fonte dos softwares CMNet Reservas e da linha Hotal. A CMNet é uma das principais desenvolvedoras de software para hotéis no Brasil, tendo em sua carteira clientes como o grupo Accor, Atlantica Hotéis, Blue Tree, Meliá, Tropical, Bristol, Estanplaza, Othon, Bourbon, entre outros, além de hotéis como Copacabana Palace, Fasano e Intercontinental. O valor da transação é de R$ 28 milhões.
O setor de hotelaria passa por um momento positivo e tem uma perspectiva de crescimento significativa para os próximos anos, graças a fatores como aumento do turismo interno face à desvalorização cambial, Copa do Mundo de 2014 e investimentos públicos e privados em turismo.
Adicionalmente, em linha com sua estratégia de internacionalização, a Bematech passa a ter presença no segmento hoteleiro em vários países na América Latina e na Europa.
A aquisição da CMNet Soluções completa a estratégia da empresa no segmento de hospitality. Neste ano, a empresa já havia adquirido duas empresas de software: a Snack Control, líder no segmento de redes e franquias de alimentação; e a MisterChef, empresa com forte presença nos pequenos e médios bares e restaurantes. No fim de julho, anunciou também a aquisição da norte-americana Logic Controls, que conta com um portfólio de equipamentos focados em hospitality. A compra da CMNet permitirá à Bematech oferecer uma solução completa para o segmento de hotéis.
A concretização da aquisição da CMNet está sujeita as condições precedentes, práticas usuais para operações dessa natureza, como aprovação pelo conselho administração da companhia, dos acionistas e entrega de uma parte à outra de documentação.
Aprovadas as condições precedentes, a CMNet será transformada em uma sociedade por ações e será assinado um acordo de acionistas, regulando o relacionamento dos mesmos. Está prevista no acordo de acionistas também uma opção para que a Bematech possa adquirir os 49% remanescentes da CMNet.
De acordo com Marcel Malczewski, CEO da Bematech, a empresa seguirá com sua estratégia de crescimento por meio de aquisições, conforme já havia adiantada na semana passada à reportagem de TI INSIDE Online. ?Teremos agora um perfil mais seletivo e cirúrgico, uma vez que as aquisições já realizadas conferiram à companhia musculatura para focarmos operações de maior vulto?, explica o executivo. A Bematech tem sete negociações em andamento atualmente, sob acordos de confidencialidade.
- Negócio estratégico