Sete tendências de tecnologia no futebol

0

Autoriza o árbitro. Essa é a frase que marca o início da partida na qual, pelos próximos 90 minutos, tudo pode acontecer, inclusive, a conquista de títulos improváveis e inéditos na história. No entanto, mais do que uma paixão nacional, o esporte também precisa de uma gestão comprometida dentro e fora das quatro linhas, garantindo o seu franco desempenho e crescimento – e, sem dúvidas, a melhor forma dos clubes assegurarem essa meta é contando com o apoio da tecnologia, estando por dentro das principais tendências.

Engana-se quem pensa que, no futebol, as emoções são sentidas apenas dentro do campo, afinal, além de um traço cultural, os clubes esportivos também são negócios. Desta forma, é necessário estabelecer uma gestão eficiente a fim de garantir maior visibilidade e transparência operacional, contribuindo desde a definição de estratégias táticas até questões contratuais que envolvem jogadores e patrocínios.

E, tendo em vista a era da transformação digital que estamos vivendo, a tecnologia tem se mostrado ser uma ferramenta eficaz nos aspectos de gestão, independentemente de porte, segmento e área de negócio. Sendo assim, enquanto a temporada de bola está encerrada, é crucial que os clubes estejam atentos as tendências tecnológicas para utilizarem em 2024. Confira as sete principais:

#1 Inteligência Artificial (IA) no planejamento tático: sim, a IA seguirá com seu protagonismo em 2024. Os clubes podem utilizar esta tecnologia para analisar o estilo de jogo dos adversários, otimizar estratégias táticas e sugerir formações mais eficazes com base em dados históricos e em tempo real.

#2 Tecnologia de gramados inteligentes: o campo é o palco das partidas. Esse recurso pode ser aplicado por meio do uso de sensores que monitoram condições que vão desde temperatura, umidade, até desgaste, o que ajuda na manutenção eficiente e na prevenção de lesões dos jogadores.

#3 Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR): a tecnologia está em tudo e em todo lugar. Sendo assim, os times podem utilizar aplicações mais avançadas de AR e VR nos treinamentos dos jogadores, realizando análises táticas e monitorando a experiência do torcedor, uma vez que os recursos incluem simulações imersivas de partidas e treinos.

#4 Blockchain para gestão de transferências e contratos: durante as temporadas, é comum os clubes acertarem transferências ou empréstimos de jogadores. Por isso,  o blockchain pode ser utilizado para aumentar a transparência e segurança nessas transações, mantendo um rigoroso controle dos contratos e pagamentos.

#5 Fan Engagement aprimorado: complementando a tópico anterior, a utilização de aplicativos de realidade aumentada pode favorecer a interação com o público durante os jogos, através de experiências virtuais dentro dos estádios.

#6 Tecnologias de transmissão imersiva: seja presencial ou à distância, os torcedores vão à loucura. Desta forma, a adesão ao desenvolvimento de tecnologias de transmissão imersiva, como transmissões em 360 graus e realidade virtual, pode proporcionar aos torcedores uma experiência mais envolvente, independentemente de onde estejam.

#7 Adoção de sistema ERP na nuvem: mais do que a partida em si, os clubes também têm a responsabilidade de lidar com rodadas internas de gestão. Deste modo, o ERP ajuda no gerenciamento eficiente dos recursos financeiros, desde orçamentos, receitas, despesas, até transações.  Além disso, a ferramenta também auxilia na gestão dos contratos de jogadores, patrocinadores, ativos, estoque de materiais esportivos, entre outros aspectos. Isso proporciona maior transparência e controle sobre as finanças do clube, bem como a segurança nos dados e informações confidenciais.

Podemos afirmar que o ano de 2023 foi agitado para o futebol. Como exemplo disso, tivemos desde o Fluminense, que venceu a Libertadores da América e o São Paulo, que conquistou a Copa do Brasil; até o Manchester City, que ganhou a UEFA Champions League, e a seleção da Espanha, que venceu pela primeira vez a Copa do Mundo Feminina – haja coração para acompanhar tudo isso.

Contudo, a imprevisibilidade dos resultados deve ser mantida dentro do campo. Isso é, no que condiz ao desempenho fora da partida, cabe aos clubes a missão de seguir aperfeiçoando suas práticas, a fim de serem sempre vitoriosos. Sendo assim, o quanto antes as equipes aprimorarem seus processos e aplicarem o uso de tendências em tecnologia, melhor será o seu desempenho e crescimento. Afinal, antes do apito final, os acréscimos fazem toda a diferença.

Valéria Mendes, executiva de vendas da G2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.