Dois dias depois de adquirir a canadense Net Integration Technologies, fabricante de software para servidores de empresas de pequeno e médio porte (PMEs), a IBM volta à carga e anuncia a compra da Aptsoft, fabricante de software de business intelligence. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.
O software da empresa é utilizado, por exemplo, por revendas de vários setores para análise em tempo real das tendências de vendas ou por corretoras de valores que precisam identificar mudanças bruscas no comportamento do mercado acionário ou oportunidades de compra ou venda de títulos.
Entre os clientes da empresa está a Georgia Pacific, gigante americana do setor madeireiro. A companhia está utilizando a tecnologia da AptSoft para gerenciar e coordenar eventos em toda a sua cadeia de suprimentos. Os outros clientes da companhia incluem seguradoras de automóveis e empresas de serviços financeiros.
A compra da empresa é a terceira anunciada pela IBM neste ano. No início deste me mês, ela comprou a israelense XIV, empresa que desenvolve tecnologia de armazenamento de dados. No ano passado, a companhia adquiriu nove empresas, entre elas a fornecedora de software de business intelligence Cognos, por US$ 5 bilhões.