O Buscapé entrou com uma denúncia contra o Google por práticas anticoncorrenciais na Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça. De acordo com a acusação, o serviço Google Shopping, que concorre com o site de comparação de preços de produtos, é privilegiado nos resultados das buscas do Google em detrimento dos outros serviços, o que constitui numa prática discriminatória aos sites rivais.
A representação cita evidências da busca do Google como não isonômicas, ou seja, o serviço aparece com "elevada frequência" na primeira página do site e nas primeiras posições entre links não patrocinados. Assim, o Buscapé alega que o algoritmo de buscas do Google pode ter sido alterado para favorecer sua página. O Google Shopping foi recém-lançado e o buscador tem como prerrogativa colocar no topo dos resultados de buscas sites com posição consolidada na internet.
O Buscapé acusa também o serviço da concorrente de ser menos eficiente e, desta maneira, prejudicar o consumidor levando-o a utilizá-lo. O Google tem 15 dias para se manifestar sobre o caso, contados a partir do último sábado, 21, quando a SDE divulgou o recebimento da denúncia.