O software Planeta Y, que rastreia citações em redes como Twitter, Orkut, Facebook, Google+, ReclameAqui e LinkedIn, já está sendo utilizada por universidades como Cruzeiro do Sul, FMU e Anhembi Morumbi, em São Paulo, para monitorar o que as comunidades virtuais comentam a seu respeito.
A solução foi desenvolvida pela, Cadsoft, especializada em aplicações para gestão de Instituições de Ensino Particulares (IES).
"Trata- se de uma ferramenta excelente para a emissão de relatórios. É possível, por exemplo, monitorar just in time a reação a uma palestra ministrada por um professor", testemunha a gerente de marketing e comunicação digital da Cruzeiro do Sul, Stephania Fincatti.
Os especialistas da Cadsoft explicam que o Planeta Y captura citações por meio de Application Programming Interfaces (APIs) específicas. Citações irrelevantes são descartadas e as demais classificadas como positivas, neutras ou negativas. No processo de categorização, a solução segue dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).