Quanto stress neste "projetinho"

0

Nem sempre, ou quase nunca, o Gerente de Projetos consegue escolher o projeto que ele gostaria de trabalhar. Muitas vezes com o objetivo de solucionar o que parece fácil, ele entra em cada roubada…
O GP sênior entrou em uma empresa e a chefe disse que a sua chegada representaria um marco para a empresa, que a sua experiência provocaria um divisor de águas. A vantagem deste GP é que, com a experiência profissional adquirida durante tantos anos, dificilmente ele acreditará em “cantos de sereia”. Aí ele ouve da chefe: “Enquanto não aprovam o mega projeto que que você irá conduzir, gostaríamos que você colocasse nos eixos um projeto estratégico para a companhia”.
Você já viu algum projeto não ser estratégico? Todos são! Este tipo de argumento para convencer alguém já não surte o mesmo efeito de antigamente. Como já disse, o gerente de projetos, na maioria das vezes, não escolhe o projeto, e com o nosso amigo GP não foi diferente: lá foi ele para o tal projeto estratégico.
Primeira surpresa: ele será o terceiro GP (simultâneo) alocado no projeto, para somente dois consultores trabalhando, um verdadeiro excesso de caciques. Começam as intermináveis reuniões: de alinhamento, de status report, com o time, depois para avaliação do time, depois outra, e mais outra, e nada de entender o que estava ‘pegando’. Depois de um intensivo trabalho de arqueologia, o GP consegue mapear que o projeto é para implantar uma solução de folha de pagamento para uma empresa de 200 pessoas, e que a empresa pertence a um grande grupo empresarial.
Depois da primeira reunião onde estava o fabricante da solução, o cliente a área de TI inteira, o pessoal do RH e até quem não tinha nada com o projeto dando palpite, o GP chegou a uma conclusão: “entrei em uma roubada”. O stress é assustador, todo mundo falava mal de todo mundo, o CIO batia em todo mundo. O GP olhava, olhava e pensava: “acho que eu não devo estar entendendo o tamanho do projeto”.
Acabada a reunião (que mais parecia um ensaio para uma peça de teatro), o GP tenta entender o que estava acontecendo, e aí vem o diagnóstico assustador: ninguém sabia o real motivo de tanto stress. Juntando todos os sintomas, uma conclusão parecia óbvia: era uma oportunidade única para aparecer para o board da corporação. Claro que, na cabeça de gestores com pouca experiência, a maneira para aparecer não é fazer o projeto funcionar e sim achar problema em cada solução.
Um gestor querendo aparecer é um grande gerador de problemas. Mas onde estava o “gancho” usado por ele para conseguir gerar tanto stress? Com sua experiência, o GP identifica a causa mais comum em 99,5% dos projetos com problema: venda errada.
Como a empresa não era tão grande, o grupo empresarial entendeu que não necessitaria fazer um projeto inteiro. Poderia simplesmente pegar o que já havia implantado em outras empresas maiores e mais consolidadas e implantar nesta menor e com processos ainda não totalmente maduros. Perfeita a ideia, correto? Errado!
Esqueceram de um detalhe importantíssimo: a vaidade das pessoas!
As discussões eram intermináveis e as ameaças maiores ainda; nada fazia com que o cliente ficasse feliz, e na verdade nada o faria feliz, até porque o que ele queria eram luzes e atenção do CIO do grupo, algo que ele não conseguia pelas vias normais. Então, como acontece muito o caminho escolhido foi: barulho pelo barulho e stress, muito stress.
Você pode imaginar o final desta história, não pode?
Obviamente, depois de quase dois meses de profundos e inúteis stress, um belo dia sai o comunicado: o projeto foi cancelado. Obvio que o cliente conseguiu o que queria: holofotes, atenção e problemas. Infelizmente, para ele, e felizmente para a sanidade geral da nação, ele não conseguiu os holofotes por muito tempo. Os executivos perceberam sua real intenção e o colocaram na “geladeira”.
Situações como essa ainda acontecem todos os dias nas empresas e, particularmente, não acredito que em um curto prazo mudem. O importante para o profissional que é inserido em uma situação desta é saber se posicionar e mapear exatamente o que está acontecendo.
Nem o mais experiente gerente de projetos do mundo conseguiria reverter esta situação. Mas com certeza, um gerente de projetos sem a maturidade necessária, poderia trazer para si todos os ônus de um projeto fracassado.

Alberto Parada, vice-presidente de Educação da SUCESU-SP, colunista e palestrante, integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, formado em administração de empresas e análise de sistemas, especialista em Gestão de Projetos e Outsourcing; atuou como executivo na IBM, CPM-Braxis, Fidelity e Banespa; é voluntário no HEFC, hospital para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.