Indo na contramão da recessão econômica do ano passado, a provedora de serviço de outsourcing de impressão Simpress cresceu 35% em receitas e 100 mil equipamentos instalados, ocupando mais de um terço desse mercado, segundo dados da IDC.
O estudos da IDC Brasil revela ainda, que no terceiro trimestre de 2016, a Simpress assumiu a liderança do segmento laser com a venda de 30.992 unidades de produtos Samsung no Brasil. Estes números conferem a empresa 28% deste mercado nacional.
Vittorio Danesi, CEO da Simpress, explica que após a aquisição da empresa pela Samsung, em dezembro de 2014, que o manteve como principal executivo, a estratégia foi ampliar sua rede de filiais para não só garantir cobertura geográfica como melhor atendimento e qualidade de serviços aos clientes.
A empresa espera o mês de junho, quando a HP assume os negócios da Samsung oficialmente após a aprovação dos órgãos defesa do consumidor nos diferentes países aonde a área de impressoras da Samsung tinha operações, inclusive no Brasil. Danesi explica que não pode tecer comentários, mas enfatiza a liderança que a HP tem nesse mercado mundialmente, onde detém grande expertise.
Segundo a IDC o setor de outsourcing de impressão tem previsão de encerrar o ano de 2016 com um movimento em torno de US$ 13,2 bilhões em todo o mundo.
Danesi acredita que ainda há forte potencial de expansão em 2017, motivo pelo qual está abrindo duas novas filiais, em Recife e Fortaleza. No ano passado, inaugurou filiais em Porto Alegre e Vitória. "Com essa cobertura, vamos atender 80 da área geográfica e 78% do PIB brasileiro com filiais próprias", enfatiza.
O mercado voltado para o consumidor final começou a apresentar mais relevância para a Simpress no último ano. Sua distribuição e venda de impressoras e multifuncionais via varejo, e-commerce e distribuidores já representa 10% dos resultados da companhia.
"Em tempos de incerteza econômica poder contar com um serviço com potencial para reduzir em até 30% os gastos de uma empresa, é um valor fundamental que nossos clientes enxergam em nossos serviços ", diz o CEO da Simpress. "Mesmo assim, este é um setor que está se transformando e agregando novas tecnologias e soluções ao seu portfólio. Temos investido fortemente em aplicações de mobilidade, segurança e gestão de documentos, como também soluções embarcadas nos equipamentos de impressão que auxiliam os processos interdepartamentais e que permitem o acompanhamento em tempo real dos custos envolvidos", destaca.
Outra tendência que está impulsionando este mercado está relacionada aos insumos – toners e cartuchos. Segundo o executivo, cada vez mais, os materiais utilizados serão sustentáveis, levando em conta os novos hábitos de consumo.
"Independentemente da área ou porte da empresa, a terceirização que oferecemos ao mercado não só auxilia as empresas a reduzirem os seus custos, mas também a otimizarem o tempo que dedicam a este gerenciamento, podendo focar esforços em seu core business", enfatiza.
Apreciaria, conhecer como está dividido o mercado Brasileiro e sua tendencia no segmento de outsourcing de impressão