A Capgemini está ajudando a Smartly, empresa fornecedora de aplicações que suportam serviços digitais domésticos, a oferecer uma forma inovadora para que os noruegueses paguem pelo uso de estações de carregamento de carros elétricos. Desenvolvido em seis semanas, a aplicação móvel multiplataforma, nativa na nuvem, permite aos seus assinantes acessarem e pagarem pelo consumo dos os carregadores de carros elétricos oferecidos por uma rede de cooperativas distribuídas por toda a Noruega.
A Noruega é o país com maior participação no mercado de carros elétricos em todo o mundo – algo como 29% das vendas de automóveis novos naquele país –, com aumento de 5% em relação a 2015.
Contudo, dentre as principais barreiras à adoção dos carros elétricos pelo mercado de massa estão a disponibilidade de estações de carga, a autonomia da bateria e o tempo de carregamento. Por outro lado, as cidades estão cada vez mais envolvidas no apoio à adoção de soluções de transporte de baixo consumo de carbono, em particular veículos elétricos.
O governo norueguês lançou, em 2016, uma iniciativa para que todos os veículos novos vendidos na Noruega sejam alimentados por energia renovável até 2025. Como parte desse objetivo, o país espera fornecer aos proprietários de automóveis elétricos um acesso fácil a estações de carregamento, instalando-os por meio das cooperativas de habitação de todo o país.
Como resultado da diretriz governamental, tanto as cooperativas de habitação quanto os edifícios residenciais têm rapidamente enfrentado desafios para identificar os diferentes usuários e efetuar as devidas cobranças, com precisão, das famílias em relação ao consumo de energia do seu veículo.