Pressão para impactar receita submete CIOs a forte tensão, diz estudo

0

O papel do CIO está evoluindo com mais foco em receita e estratégia, de acordo com a Global CIO Survey 2019, da Logicalis. O estudo, que entrevistou 888 CIOs de todo o mundo, revelou que 61% deles passaram mais tempo em planejamento estratégico nos últimos 12 meses, enquanto 43% são, agora, avaliados de acordo com sua contribuição no crescimento da receita.

O estudo mostrou que, apesar de os CIOs estarem se tornando mais estratégicos e responsáveis, eles são pressionados por orçamentos reduzidos e riscos de segurança mais altos. Quase metade dos entrevistados (48%) disse que o tempo gasto com segurança aumentou no último ano, e os CIOs gastam, hoje, 25% do tempo em compliance de segurança e informação. Manutenção de tecnologia continua entre as principais tarefas do cargo, com executivos gastando, em média, um terço (33%) do tempo focados na manutenção cotidiana de tecnologia.

A pressão agravada tem causado um impacto negativo na relação dos CIOs com o trabalho. Cerca de metade deles (49%) sentiu mais insatisfação com o trabalho nos últimos 12 meses, e 29% disseram que há mais desequilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. A expansão do foco em estratégia e receita tiveram efeito direto no tempo que eles têm para se dedicar à inovação, sendo que 30% deles sentiram a redução nos últimos 12 meses.

Mark Roger, CEO da Logicalis, disse que "os resultados do estudo deixam claro que o papel do CIO tem mudado e vai continuar evoluindo. A transformação digital vem impactando praticamente todos os setores, o que levou o CIO a ganhar mais relevância. Hoje, espera-se que o CIO seja responsável pelo desempenho do negócio em nível estratégico, o que se soma ao tempo que eles devem passar cuidando da infraestrutura de TI".

"Este aumento na responsabilidade estratégica deve ser incorporado tanto pelos negócios quanto pelos CIOs, porque a tecnologia é a chave para vantagens competitivas e eficiência operacional. No entanto, os resultados do estudo são categóricos nas revelações e mostram o aumento na pressão exercida sobre os CIOs. As organizações devem garantir que os CIOs tenham total apoio, assim como os recursos necessários para realizar o trabalho com eficiência. As empresas estão forçando os CIOs a aprenderem mais sobre o ramo dos negócios e sobre a contribuição na estratégia, enquanto eles ainda mantêm o ritmo das atividades diárias. Isto, claramente, tem de ser resolvido".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.