MASP utiliza solução com IA para melhorar experiência dos visitantes

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Uma das mais importantes instituições culturais do país, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) contou com o apoio da Minsait, empresa de transformação digital e Tecnologia da Informação do grupo Indra, na implementação de um sistema baseado em tecnologias de inteligência artificial (IA), como visão computacional e machine learning, com o intuito de oferecer uma visitação mais inclusiva aos seus frequentadores.

Alinhado à missão da instituição de promover o encontro do público com a arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras, o projeto posiciona o MASP como referência no âmbito da digitalização de museus e equipamentos culturais no país, a partir da adoção de recursos tecnológicos capazes de contribuir não só para uma gestão mais inteligente e otimizada dos espaços e do fluxo de pessoas, mas também para a coleta e análise de dados relevantes para a rastreabilidade do ambiente museológico.

A solução desenvolvida pela Minsait consiste em uma plataforma baseada em inteligência artificial, a partir da qual é possível converter imagens captadas por câmeras de fluxo e webcams de alta resolução em dados, processados em tempo real por algoritmos. O sistema foi instalado em dois ambientes do museu – o espaço expositivo do primeiro piso e a loja localizada no primeiro subsolo – e é capaz de realizar a contagem do público presente no local, analisar dados demográficos e detectar o sentimento dos frequentadores ao fim da visita ou ao acessar a área dos caixas.

De acordo com Luiz Fracalanzza, diretor de Negócios de Administração Pública da Minsait, a plataforma implementada no MASP permite que a instituição tenha controle do grau de ocupação de seus espaços para que, assim, possa melhorar a experiência de visitação, oferecendo um ambiente mais dinâmico e integrado ao público. Além disso, o sistema também contribui para que o museu conheça melhor seus frequentadores, a partir da classificação e segmentação dos visitantes por gênero e faixa etária e da análise dos comportamentos e sentimentos predominantes durante a visita.

Para Roberto Gonçalves, Head de Digital e Engajamento do MASP, a implantação da plataforma da Minsait no museu tem um papel fundamental não só na análise do perfil e das emoções dos visitantes, mas também na interpretação dos fluxos do público pelas dependências da instituição, permitindo que a gestão entenda como as pessoas têm se apropriado desses espaços.

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