A IBM e o Sevilla FC apresentaram hoje o Scout Advisor, uma ferramenta inovadora de IA generativa que o tradicional clube espanhol usará para sua equipe de scouting ter acesso a dados mais abrangentes na identificação e avaliação de atletas e possíveis contratações. Construído a partir do watsonx, a plataforma de IA e dados da IBM será integrada ao atual conjunto de aplicativos existentes com o uso intensivo de dados proprietários.
O departamento de dados do Sevilla FC trabalhou com a equipe de Client Engineering da IBM para construir o Scout Advisor, aproveitando o processamento de linguagem natural (NLP) e os modelos fundamentais do watsonx para pesquisar e analisar grandes quantidades de informações presentes nos bancos de dados do clube e, assim, avaliar possíveis contratações. Isso inclui dados quantitativos dos jogadores, como altura e peso, velocidade, número de gols ou minutos jogados, e dados qualitativos não estruturados, como a análise textual incluída em mais de 200 mil relatórios de olheiros.
Os recursos de processamento de linguagem natural da solução permitiram que o Sevilla FC usasse uma serie de grandes modelos de linguagem (LLMs) para ajudar a melhorar a precisão e a eficácia na identificação de jogadores. Usando os prompts linguísticos dos olheiros do Sevilla FC, que descrevem as principais características dos jogadores procurados, o Scout Advisor gera listas de candidatos selecionados com base nos requisitos estabelecidos e resume um conjunto completo de relatórios para cada jogador individual. Além disso, o Scout Advisor vincula cada jogador aos próprios aplicativos de dados do Sevilla FC para obter insights detalhados a partir de dados quantitativos de desempenho.
As decisões de recrutamento de atletas em equipes esportivas de elite – especialmente no futebol – envolvem investimentos multimilionários, contratos de longo prazo e altos níveis de incerteza sobre o desempenho e o retorno do investimento. Tradicionalmente, o recrutamento de jogadores tem se baseado em uma combinação de observação humana subjetiva e análise manual de dados. No entanto, essa abordagem tem várias limitações, pois é demorada e considera apenas um número limitado de fatores.
A equipe de olheiros do Sevilla FC, já amplamente reconhecida por seu enorme banco de dados de avaliações qualitativas de jogadores, atraiu a atenção global pelo histórico bem-sucedido de identificar as estrelas em ascensão do futebol. Além disso, o Sevilla FC é pioneiro no desenvolvimento de aplicações próprias e intensivas de informações que incluem características dos jogadores com base em um amplo espectro de dados quantitativos.
Agora, o Scout Advisor oferece ao Sevilla FC uma vantagem competitiva adicional – combinando as capacidades existentes ao uso da IA generativa para preencher a lacuna do scouting baseado em métricas e observações humanas que não podem ser medidas tão facilmente em campo. Essa abordagem automatizada foi projetada para melhorar ainda mais o processo de identificação de jogadores e ajudar a equipe de scouting a tomar decisões de recrutamento mais eficientes e fundamentadas.
Os recursos do IBM watsonx permitem que o Scout Advisor libere todo o potencial do extenso banco de dados de relatórios de jogadores do Sevilla FC, tornando possível pesquisar jogadores com o uso da linguagem natural para identificar possíveis contratações com base nos principais indicadores quantitativos e na opinião detalhada dos olheiros e analistas especializados. Isso leva vantagens competitivas ao Sevilla FC, especialmente com relação à capacidade de tomar decisões de recrutamento mais fundamentadas, a partir de insights aprimorados pela tecnologia.
A colaboração entre a IBM e o Sevilla FC faz parte da estratégia geral de negócios e tecnologia do clube, que visa aproveitar o poder dos dados e da IA para melhorar suas operações de futebol. Ao integrar a solução baseada em watsonx em sua arquitetura de dados existente, o Sevilla FC visa aumentar o ROI dos recursos existentes com decisões de recrutamento mais rápidas, eficientes e mais bem informadas.