A Free Software Foundation promove este ano no Brasil a 2ª Conferência Internacional sobre a GPLv3, que acontecerá nos dias 21 e 22 de abril, em Porto Alegre. As conferências internacionais são parte de um processo público com duração de um ano para atualizar a GNU General Public License ? a GPL, licença de software livre mais usada no mundo que proteje a liberdade de usuários.
Assim como a versão atual da GPL, a versão 3 servirá para proteger a liberdade dos usuários de examinar, compartilhar e modificar software sob essa licença. A versão 2 da GPL foi lançada em 1991 e agora está sendo atualizada tendo em conta mudanças legais e técnicas que afetam o software, e também para proteger os usuários contra novos tratados como patentes de software e gestão digital de restrições (DRM).
A nova versão também incorporará o que foi aprendido nos últimos 15 anos sobre como reforçar uma única licença em vários sistemas legais no mundo todo, e com a conferência o rascunho atual da GPLv3 será examinado por advogados e usuários de software da América Latina. O principal objetivo da conferência é receber sugestões de usuários de software livre de todas as partes do mundo.
As maiores mudanças no texto são as que tornarão a GPLv3 compatível com outras licenças de software livre. Isso significa que programadores poderão combinar código sob a GPLv3 com código lançado sob outras licenças de software livre, o que não era permitido na versão 2 da GPL.
Entre os palestrantes confirmados estão Richard Stallman, fundador e presidente da Free Software Foundation, que irá apresentar o novo rascunho, e Richard Fontana, advogado do Software Freedom Law Center (SFLC), que fará uma interpretação legal da GPL.