As vendas mundiais de celulares para usuários finais totalizaram 1,21 bilhão de unidades no ano passado, uma ligeira queda de 0,9% em relação aos 1,22 bilhão de aparelhos comercializados em 2008, de acordo com dados do Gartner.
O declínio foi amenizado pelo bom desempenho da indústria do setor no último trimestre de 2009, quando os embarques atingiram 340 milhões de celulares, aumento de 8,3% na comparação com igual período de 2008.
No ano, o destaque ficou para os smartphones, cujas vendas avançaram 23,8%, totalizando 172,4 milhões de unidades entregues. O resultado foi impulsionado pela comercialização de 53,8 milhões de aparelhos no quarto trimestre, o que representa aumento de 41,1% na comparação anual.
Com base nos lançamentos feitos durante o Mobile World Congress 2010, ocorrido este mês em Barcelona, na Espanha, o Gartner acredita que os fabricantes manterão o foco nos sistemas operacionais, serviços e aplicativos para celulares ao longo deste ano. A consultoria projeta que as vendas devem retomar o crescimento na casa de dois dígitos, embora o acirramento da competição deva continuar a pressinar as margens dos fabricantes, mantendo os preços dos aparelhos estáveis.
A Nokia se manteve na liderança do ranking de vendas em 2009 com 36,4% de participação de mercado, índice inferior aos 38,6% de 2008. Na segunda colocação aparece a Samsung, que elevou seu market share para 19,5% no ano passado, ante 16,3% de 2008.
A LG deixou a Motorola para trás e assumiu o terceiro posto em 2009, com participação de 10,1%, contra 8,4% de 2008. A Motorola viu sua participação despencar de 8,7%, em 2008, para 4,8% no ano passado. Outra que perdeu espaço foi a Sony Ericsson, cujo market share caiu de 7,6%, em 2008, para 4,5% no ano passado.
- Queda tímida