Vendas de celulares têm ligeira retração em 2009

0

As vendas mundiais de celulares para usuários finais totalizaram 1,21 bilhão de unidades no ano passado, uma ligeira queda de 0,9% em relação aos 1,22 bilhão de aparelhos comercializados em 2008, de acordo com dados do Gartner.
O declínio foi amenizado pelo bom desempenho da indústria do setor no último trimestre de 2009, quando os embarques atingiram 340 milhões de celulares, aumento de 8,3% na comparação com igual período de 2008.
No ano, o destaque ficou para os smartphones, cujas vendas avançaram 23,8%, totalizando 172,4 milhões de unidades entregues. O resultado foi impulsionado pela comercialização de 53,8 milhões de aparelhos no quarto trimestre, o que representa aumento de 41,1% na comparação anual.
Com base nos lançamentos feitos durante o Mobile World Congress 2010, ocorrido este mês em Barcelona, na Espanha, o Gartner acredita que os fabricantes manterão o foco nos sistemas operacionais, serviços e aplicativos para celulares ao longo deste ano. A consultoria projeta que as vendas devem retomar o crescimento na casa de dois dígitos, embora o acirramento da competição deva continuar a pressinar as margens dos fabricantes, mantendo os preços dos aparelhos estáveis.
A Nokia se manteve na liderança do ranking de vendas em 2009 com 36,4% de participação de mercado, índice inferior aos 38,6% de 2008. Na segunda colocação aparece a Samsung, que elevou seu market share para 19,5% no ano passado, ante 16,3% de 2008.
A LG deixou a Motorola para trás e assumiu o terceiro posto em 2009, com participação de 10,1%, contra 8,4% de 2008. A Motorola viu sua participação despencar de 8,7%, em 2008, para 4,8% no ano passado. Outra que perdeu espaço foi a Sony Ericsson, cujo market share caiu de 7,6%, em 2008, para 4,5% no ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.