O aumento do poder aquisitivo do brasileiro, a consequente expansão do acesso à Internet e a maior confiança na tecnologia vêm produzindo reflexos no segmento de vendas online de passagens de ônibus. É o que mostra levantamento feito pelo portal Netviagem, especializado nesse tipo de e-commerce. Os dados levantados indicam que as transações dobraram em 2011, sem sinal de desaceleração este ano.
De acordo com o estudo, somente no portal Netviagem foram comercializados mais de 550 mil bilhetes, número que deverá superar 1 milhão de poltronas vendidas até o fim de 2012.
"A venda pela internet sempre foi mais prática, mas agora tem conquistado a confiança do consumidor, o que tem gerado esse aumento expressivo em vendas a cada ano", avalia o diretor do Netviagem, Alberto Graciano. Por meio do serviço, o cliente compra passagem, escolhe o itinerário, a data e o assento. Ele também pode optar entre receber o bilhete em casa ou retirar a passagem no guichê da rodoviária.
A empresa informa que 7,9 milhões de pessoas visitaram o Netviagem em 2011, o que representa cerca de 10% dos brasileiros que tinham acesso à rede mundial, à época. O número de cadastros cresceu 76%, para 600 mil em 2011, enquanto o faturamento se aproximou de R$ 42 milhões no ano.
O portal Netviagem pertence à mineira G&M Soluções, especializada em ferramentas tecnológicas para o setor de transporte rodoviário de passageiros.
Pessoal, poderiam corrigir o título da notícia, por favor? "ÔNIBOS" – ônibus…
Corrigido, Rafael, obrigada pelo alerta.