O processo de promoção para produção de aplicações ainda é tratado, em muitas empresas, como algo primário.
Depois de tantas falhas e problemas com grandes perdas financeiras, está na hora das empresas e dos profissionais conhecerem a devida importância de automatizar os seus deploys, levando em consideração a alternativa responsável de fazê-los com produtos nacionais.
Existem diversos fornecedores brasileiros com importantes diferenciais e não são só de custo, mas na seriedade dos compromissos de customização e, diferente do que pensamos, com muito respeito tanto ao cumprimento dos prazos acordados quanto à qualidade dos produtos comercializados.
Para os que ainda acreditam economizar fazendo seus deploys manualmente, não podem se esquecer de contabilizar todos os custos, pois além das infindáveis horas extras realizadas à noite e aos finais de semana. Claro quando tudo acontece como planejado, existem custos que ninguém planeja e que depois ninguém contabiliza, mas que a empresa paga. Estes acontecem quando o deploy não dá certo. As horas extras explodem e o que seria rapidamente resolvido com a informação de um log ou rastreamento, simplesmente demora horas porque a única opção de solução é por tentativa e erro.
Depois de um problema no deploy onde a continuidade do negócio é afetada, é comum ver as empresas correndo desesperadamente atrás de fornecedores de ferramentas. As escolhas, na maioria das vezes, estão ligadas quase que exclusivamente a preços, o que é um grande erro.
A ansiedade por solução rápida pode levar as empresas a uma enorme frustração e um dinheiro jogado fora. Antes de decidir é fundamental avaliar qual o serviço será necessário para as suas necessidades, qual valor agregado à ferramenta trará ao negócio e qual o plano de suporte técnico será contratado para minimizar as perdas quando as coisas não acontecerem como planejado.
A melhor maneira, para ter certeza de qual ferramenta adquirir é realizar uma prova de conceito (POC), que nada mais é do que uma demonstração das ferramentas e processo dos fornecedores no cenário da sua empresa, com suas necessidades limitações e problemas. Desta maneira é mais fácil identificar e avaliar qual a melhor solução para as suas necessidades e, claro, para o seu bolso.
Alberto Marcelo Parada, formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, além de ser diretor de projetos sustentáveis da Sucesu-SP.