A revolução do marketing digital através do Blockchain

0

O marketing é dinâmico e impactado por mudanças o tempo inteiro. As tecnologias existem para apoiar as estratégias diante das constantes mudanças no consumidor. O blockchain é uma das tecnologias que já começam a dar sinais do impacto que terão no futuro do marketing. Oriunda do mundo financeiro, a tecnologia da "cadeia de blocos" não se aplica apenas às finanças. Ela pode ser utilizada em qualquer processo de validação de dados.

De forma geral, o blockchain é uma rede descentralizada, onde as transações entre os indivíduos só são concluídas mediante consenso. Esse processo de validação fica registrado numa corrente histórica, com as transações anteriores, que não podem ser alteradas.

No universo da publicidade on-line, quase metade do tráfego é gerado, atualmente, por bots. As empresas gastam enormes quantidades de dinheiro para gerar mais tráfego e alcançar o público-alvo. Mas o método atual não garante necessariamente conversões de vendas. Esse cenário pode mudar conectando as empresas ao seu público-alvo diretamente. Essa tecnologia anula totalmente a necessidade de intermediários no meio do processo.

Os maiores mediadores de compra e venda de mídia são o Google e o Facebook e os valores de investimento que eles cobram inflam gastos e impactam os custos de mídia. Além disso, eles auditam os anúncios, o que gera desconfiança quanto à performance dos anúncios vendidos. O anunciante tem dificuldade em confirmar as estatísticas dessa performance.

Com o blockchain, quando um usuário procura informações específicas na internet, eles podem selecionar a quantidade de dados que eles querem que sejam revelados aos anunciantes. Nesse caso, ao contrário de outros serviços de marketing, o usuário será compensado pelos seus dados. O usuário pode "vender seus dados" diretamente ao anunciante. Em resumo, o blockchain pode transformar os anúncios on-line, ampliando a transparência, oferecendo ao consumidor liberdade de compartilhar seus dados.

Dessa forma, terminamos com os intermediários e estabelecemos uma maior confiança de que os anúncios estão sendo realmente consumidos por usuários reais. O conceito de blockchain pode gerar uma grande disrupção no mundo, inclusive na área de marketing.

O mundo dos anúncios já passou por diversas transformações, mas acredito que nada se compara ao que acontecerá com a ampliação desta tecnologia. A revolução se dará por meio da construção dessas redes de confiança. Pois confiança é a verdadeira alma do negócio.

Eliezer Silveira Filho, CMO da Stefanini para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.