A Plusoft passou por um processo de reformulação de marca. Com a bandeira "People Technology", a nova abordagem busca humanizar relacionamentos e criar vínculos reais. O novo posicionamento também incluiu a mudança de identidade visual da empresa.
O projeto, conduzido pelo GAD', consultoria branding & design, teve início em 2020 e partiu de uma ampla análise do DNA e diferenciais da Plusoft, seguido de um diagnóstico do setor. O objetivo era reorganizar a estrutura de negócios, que passou a ser verticalizada, e da oferta de produtos, culminando em uma proposta de marca mais contemporânea.
Depois de uma análise aprofundada e diversas conversas com os stakeholders da Plusoft, a nova identidade buscou evidenciar a dimensão humana do modo próximo de trabalhar da Plusoft, propondo como novo posicionamento o conceito de "People Technology".
"People Tecnology é conhecer de verdade as pessoas. Entender sua maneira de pensar, sua personalidade, seus gostos. É criar experiências verdadeiras e valorosas com os nossos clientes nos curto e longo prazos. Nela, os clientes passam a ser vistos como pessoas, transações como relações e ferramentas como experiências", detalha Solemar Andrade, CEO da Plusoft.
Segundo ele, a nova identidade reproduz a modernidade que a empresa quer passar com seu novo posicionamento e, ao mesmo tempo, reforça a mensagem digital da empresa.
A visão de CX – Customer Experience, usada até então, deu lugar à criação do conceito de HX – Human Experience. A nova identidade da Plusoft, portanto, faz referência ao human touch relacionado ao posicionamento "People Tecnology". O "p" da marca foi estilizado, fazendo menção a uma impressão digital, que é uma característica humana e particular, assim como a abordagem da marca em sua metodologia. "A cor laranja foi preservada por ser um elemento quente e próximo e foi agregada uma nova paleta cromática para as verticais de negócios, configurando-se em uma plataforma completa de Human Experience", explica Luciano Deos, fundador e CEO do GAD'.
Momento de transformação
A mudança vem em um momento de transformação da empresa e de crescimento dos negócios. Em 2020, a Plusoft saltou 18,18%. Para 2021, a expectativa de expansão é de 22%, enquanto o mercado de TIC, segundo prevê a consultoria IDC, deverá saltar 7,1% no Brasil. "No último ano, nosso crescimento foi pautado por portfólio de soluções digitais e automação. Somente em bots saltamos cerca de 47%, especialmente para o setor financeiro e de saúde", revela Andrade.
Nos últimos anos, a Plusoft fortaleceu seu portfólio de produtos ao seu já conhecido CRM, o Omni, com a compra das empresas iCustomer, iPaaS, Virtual Interactions e Edusense. Com o rebranding, os produtos ganharam outra roupagem e as empresas foram totalmente integradas.
O Omni, plataforma de relacionamento com o cliente, passará a se chamar plusoft Omni. O iCustomer ganha o nome de plusoft social, serviço de gerenciamento de relacionamento com clientes de redes sociais. Já o Virtual Interactions foi batizado de plusoft AI, solução de chatbot com inteligência artificial, e o Edusense passa a ser conhecido por plusoft Ed Tech, plataforma de educação remota. Por fim, o produto inPaaS, oferta de soluções digitais customizáveis em low-code, seguirá com o mesmo nome mudando sua identidade visual, debaixo do guarda-chuva Plusoft.
"Há algum tempo, sentíamos que precisávamos comunicar melhor o sentimento que permeia a empresa hoje. A proposta original de humanizar relacionamentos por meio das nossas soluções de Human Experience sempre esteve presente. A pandemia nos mostrou como esse valor está presente no nosso time e nas relações com os nossos clientes. Levar esse sentimento de forma ágil e inovadora a partir de nossas plataformas é o que nos motiva", conta Bruno Alves, vice-presidente de Inovação e Marketing da Plusoft.
Outra frente que está sendo colocada em prática é o [Lab] de Inovação. Nele, a empresa aposta na prototipação de ideias, ao melhor estilo startup, para resolver desafios diversos e incluir inovação em seus produtos de forma contínua.
Novo site
O site da Plusoft, o www.plusoft.com, também está de cara nova e ganhou o chatbot com inteligência artificial Eli. O portal reflete o novo portfólio e ainda o posicionamento atualizado da empresa, separado por verticais de negócios, como Varejo, Serviços, Telecom, Bens de Consumo, Serviços Financeiros e Saúde.
O sistema de inteligência artificial da Plusoft, Eli responde a perguntas e ainda tem atendimento humano para solicitação de propostas e conversas com o time de especialistas da empresa.
Um dos destaques do portal está na página de Human Experience, que leva ao usuário uma experiência interativa sobre a jornada do cliente e em quais momentos os produtos da empresa podem solucionar os desafios do mercado. O site conta ainda com recurso de acessibilidade.