Atingidos pelos efeitos da crise financeira internacional, os preços de serviços terceirizados de TI devem sofrer uma redução de 5% a 20% entre 2009 e 2010, segundo o Gartner.
O instituto de pesquisas analisa que os valores dos serviços de outsourcing deverão cair em decorrência do aumento da concorrência no mercado entre os novos e tradicionais fornecedores, com as empresas competindo mais agressivamente para manter o crescimento da receita dentro da meta e garantir margens de lucro.
"Independentemente da importância da terceirização durante um período de recessão, muitos clientes relataram que mantêm intensas discussões e renegociações de contratos com seus fornecedores, as quais são baseadas em acordos de nível de serviço (SLAs), taxas, volumes e baixo custo locais de entregas de offshore", afirmou Claudio Da Rold, analista do Gartner.
Da Rold frisou também que os fornecedores indianos estão sobre uma forte pressão para reduzir significativamente seus preços devido, entre outras coisas, a fraude bilionária nos balanços envolvendo a Satyam Computer Services e as flutuações cambiais da rúpia. Isto será outro impulsionador da queda nos preços do outsourcing de TI.
Segundo o Gartner, os preços de serviços de data center deverão recuar entre 5% a 15% nos próximos dois anos, enquanto os de help desk de desktops tendem a cair entre 5% a 10%. Já os serviços de redes e de aplicações de hosting, terão decréscimo de 10% a 15% e de 10% a 20% entre 2009 e 2010, respectivamente.
- Custos mais baixos