Dilma prorroga Zona Franca de Manaus por mais 50 anos

0

A presidente Dilma Rousseff anunciou na terça-feira, 22, que a Zona Franca de Manaus (AM) será prorrogada por mais 50 anos. A nova licença passará a vigorar em 2013, quando expira o prazo da atual concessão, de 1998. Dilma também afirmou que pretende estender o modelo tributário da Zona Franca aos demais estados da Região Norte, como forma de descentralizar a produção industrial, principalmente de eletroeletrônicos e de veículos de duas rodas.
A presidente disse ainda que a medida visa combater o desmatamento da Floresta Amazônica, visto que oferecem alternativas de desenvolvimento sem destruição da mata e de sua biodiversidade.
Entre as empresas de tecnologia multinacionais que têm fábrica em Manaus estão Sony, Samsung, HP, Nokia e CCE. A zona franca de Manaus foi criada pelo governo federal em 1957. Abrangendo uma área de 10 mil quilômetros quadrados, oferece incentivos fiscais e extrafiscais às empresas que nela se instalam. Entre os benefícios estão a redução de até 88% do Imposto de Importação sobre os insumos destinados à industrialização e a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O anúncio da presidente foi feito na noite de terça, no Teatro Amazonas, durante o lançamento do Programa de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.