A Telefônica estima que investirá no Brasil R$ 24 bilhões até 2014. Os recursos serão aplicados na modernização e expansão de rede e lançamento de produtos e serviços inovadores em telefonia e banda larga tanto fixa e móveis e TV por assinatura. "Estamos investindo fortemente na ampliação de nossos serviços e rede, com o objetivo de cobrir perto de 100% dos municípios brasileiros com telefonia e internet em banda larga nas tecnologias fixa ou móvel, disse Cesar Alierta, presidente mundial do grupo Telefônica, que esteve nesta quarta-feira, 23, reunido com a presidente Dilma Rousseff em Brasília.
A cifra é 52% maior que os R$ 16 bilhões investidos no quadriênio anterior pelo grupo Telefônica. Segundo nota distribuída à imprensa, o investimento inclui também aquisições de licenças. Vale lembrar que é possível que o leilão da faixa de 2,5 GHz saia ainda este ano, bem como a retomada dos editais de venda da faixa de 3,5 GHz. Além dessas duas frequências, a Anatel trabalha na abertura do mercado de TV por cabo.
Em 2009, a empresa instalou sua rede de fibras ópticas (FTTx) que hoje tem abrangência de 400 mil domicílios no Estado de São Paulo. Em agosto de 2010, a Telefônica lançou, sobre esta rede de fibras domiciliares, os serviços de Internet até 100 Mbps e TV por assinatura com vídeo sob demanda (trata-se de um serviço com 2 mil títulos disponível apenas em São Paulo, em parceria com a TVA). A meta da Telefonica é atingir, até 2015, 1 milhão de clientes destes serviços.
- Mercado