Atento às constantes questões envolvendo a privacidade de dados na internet, Brian Kennish, ex-engenheiro do Google, criou a ferramenta Facebook Disconnect. Desenvolvida como uma extensão do navegador Chrome, ela desabilita a instalação de cookies e outros arquivos de sistema, responsáveis por rastrear dados de navegação do usuário. Com o sucesso da ferramenta, Kennish desenvolveu versões iguais para o Google, Yahoo e Twitter.
Com mais de 400 mil usuários inscritos, o engenheiro se desligou da companhia e resolveu fundar a Disconnect.me, voltada a gerenciar as operações que instalam cookies e arquivos de sistema. Ele e seu ex-colega de trabalho no Google, Austin Chau, levantaram US$ 600 mil com investidores-anjo preocupados com a privacidade de informações pessoais dos internautas, após a implantação da nova política de privacidade do Google.
De acordo com o blog de tecnologia TechCrunch, a startup chamou a atenção do Vale do Silício com sua premissa de que os dados de navegação “pertencem às pessoas, não às corporações”. A equipe desenvolveu a mesma extensão para os navegadores Firefox e Safari e pretende expandir sua atuação nos próximos meses.