Lojista, não confunda análise de risco com análise de crédito

0

De acordo com um estudo recente feito pelo SPC Brasil e pela Conferência Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aproximadamente 58 milhões de brasileiros estão negativados. Isso mostra que 39% da população economicamente ativa do País é considerada "má pagadora" e pode enfrentar diversos problemas, sobretudo ao tentar empréstimos bancários e obter um cartão de crédito, por exemplo. Os principais motivos pelos quais o cidadão ficou com o "nome sujo na praça" em 2016 foram a redução do PIB e o desemprego.

Mas será que um consumidor que esteja com o CPF em situação irregular terá mais dificuldade em fazer uma compra on-line? Provavelmente sim. Em muitos casos, e-commerces com medo de sofrer um calote acabam bloqueando um cliente em situação de inadimplência junto às instituições de crédito.
Porém, negar uma venda apenas porque o cliente está negativado pode ser um grave erro por parte do lojista – especialmente levando em consideração que a taxa de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro não é de 39%, mas sim de 3,6%. Ou seja, não é porque uma pessoa está negativada que uma compra feita por ela é mais ou menos suspeita de fraude.

Por isso, um bom profissional de e-commerce não pode confundir a análise de risco com a análise de crédito.  Análise de crédito é feita por negócios como bancos ou empresas de telefonia, que precisam saber se um possível cliente pode ser um mau pagador. Já a análise de risco está relacionada à probabilidade de uma compra ter sido feita por um criminoso, utilizando cartões de crédito clonados e documentos de terceiros.

Um estelionatário provavelmente utilizará CPFs em condição regular para a realização de uma compra fraudulenta.Da mesma forma, clientes que estejam negativados podem, sim, fazer uma compra legítima em lojas virtuais ou em aplicativos mobile.

A conferência de CPF é um recurso válido na análise de risco, mas não deve ser a única ou principal tática utilizada por um lojista para barrar pedidos suspeitos no e-commerce. A checagem cadastral possui a sua importância, mas, hoje em dia, há outras tecnologias igualmente ou mais eficiente para a verificação do risco de fraude em uma transação.

Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.