O Google já possui a marca mais valiosa do mundo, à frente de líderes como General Eletric, Microsoft e Coca-Cola, segundo o ranking Brandz Top 100 Most Powerful Brands, divulgado nesta segunda-feira (23/4) pela consultoria Millward Brown em cooperação com o jornal britânico Financial Times.
O site de busca mais acessado do mundo aumentou o valor de sua marca para US$ 66,43 bilhões, um crescimento de 77% sobre o resultado obtido na mesma pesquisa do ano passado ? a General Electric obteve US$ 61,88 bilhões, a Microsoft, US$ 54,95 bilhões, e a Coca-Cola, US$ 44,13 bilhões.
No total, o valor das cem marcas mais valiosas incluídas na lista, que leva em conta informação financeira e a opinião de consumidores das marcas, teve um acréscimo de 10,6% na comparação com 2005, passando de US$ 1,44 trilhão para US 1,6 trilhão.
A Millward Brown destacou, no caso específico do segmento de tecnologia, que as empresas que conseguiram agregar mais valor foram aquelas capazes de oferecer produtos convergentes em várias mídias. Mas a consultoria ressaltou que o aspecto que cada vez mais tem influenciado o valor das empresas são as ações de responsabilidade social.
A pesquisa entrevistou mais de 1 milhão de consumidores e incluiu 39 mil marcas de todo o mundo.
Confira, a seguir, as dez marcas mais valiosas do mundo:
1ª – Google – tecnologia
2ª – General Eletric – diversos
3ª – Microsoft – tecnologia
4ª – Coca-Cola – bebidas
5ª – China Mobile – telefonia
6ª – Marlboro – cigarros
7ª – Wal-Mart – varejo
8ª – Citi – serviços financeiros
9ª – IBM – tecnologia
10ª – Toyota – automóveis