Os dados sobre a participação de mercado das operadoras de telefonia móvel, divulgados pela Anatel nesta segunda-feira (23/4), confirmaram as expectativas dos analistas, quando da publicação dos números preliminares do setor de março, de que a Vivo continua a perder market share. Segundo a Anatel, a fatia de mercado da Vivo foi de 28,42% no terceiro mês do ano, contra 28,56% em fevereiro, mantendo a trajetória de redução registrada ao longo do ano passado.
Por outro lado, a TIM se manteve na segunda posição, elevando de 25,61% para 25,77% sua fatia de mercado. A mexicana Claro, terceira maior operadora do mercado brasileiro, também aumentou sua quota de 24,06% em fevereiro para 24,09% em março. No quarto lugar ficou a Oi, com uma fatia ligeiramente menor em março, 13,08%, contra os 13,13% registrados em fevereiro. A participação de Telemig Celular/Amazônia Celular situou-se em 4,65% no terceiro mês do ano, frente aos 4,69% em fevereiro, enquanto a da Brasil Telecom GSM fixou-se em 3,56% (3,51% um mês antes).
No caso da CTBC Telecom Celular, sua participação de mercado atingiu 0,35% em março, estável sobre o 0,36% de fevereiro. A Sercomtel Celular registrou 0,09% de participação, ante 0,08% na medição anterior. Segundo dados consolidados da Anatel, a tecnologia GSM continua em expansão e na liderança do mercado. Em março, foram 67,003 milhões de acessos com essa tecnologia, ou 65,59% do total. A tecnologia CDMA ficou com 25,797 milhões de acessos (25,25%) e a TDMA, com 9,297 milhões (9,10%). Já a tecnologia analógica AMPS registrou, em março, apenas 53,555 mil acessos (0,05% do total).
Em março, as operadoras venderam 965.726 aparelhos de celular, elevando o número total de usuários para 102,15 milhões, um aumento de 14,25% frente a março de 2006, número que contrasta com o aumento registrado nos 12 meses imediatamente anteriores, que foi de 30,27%. Do total de celulares em março, 80,44% eram pré-pagos (82,16 milhões) e apenas 19,56 por cento eram pós-pagos (19,98 milhões).