Brasil é o que mais cresce em TIC, mas ainda é o quinto na AL

0

Pelo segundo trimestre consecutivo, o Brasil foi o país da América Latina que mais rapidamente melhorou a pontuação no setor de tecnologia da informação e telecomunicações, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a América Latina, elaborado pela everis, consultoria de soluções de negócios e tecnologia da informação, em parceria com a IESE Business School.
No primeiro trimestre, o índice que mede os avanços da tecnologia da informação, das telecomunicações e do Ambiente da Sociedade da Informação mostra que o país alcançou 4,38 pontos, um avanço de 3,1%, ficando pela primeira vez no mesmo nível da média regional.
Entretanto, mesmo com a melhora no desempenho, o Brasil ainda está em quinto lugar no ranking, atrás de Chile, com índice de 5,51, Argentina, com 4,63 pontos, e Peru, com 4,42, ficando à frente apenas da Colômbia, com 4,08.
Segundo o estudo, a projeção para 2010 é bastante otimista, já que a economia brasileira sofre menos interferência do mercado externo e, além disso, possui um grande potencial de desenvolvimento nos setores de TI e telecom.
"Os últimos dados do ISI ratificaram a melhora da Sociedade da Informação no Brasil, tanto em termos absolutos quanto relativos. Pelo quinto trimestre consecutivo, o ISI brasileiro apresentou o maior avanço, o que contrastou com o retrocesso da média latino-americana", completa Diego Barceló, pesquisador da IESE Business School.
Ainda que as dificuldades da economia mundial tenham influenciado no andamento do setor, o ISI do Brasil poderá continuar progredindo, avalia o pesquisador, ao dizer que o estudo prevê que já no início de 2010 o país vai superar a média regional.
De acordo com o estudo, o indicador brasileiro alcançará uma qualificação média de 4,39 pontos no primeiro trimestre de 2010, com um aumento anual de 0,2%, o que contrastará com a queda prevista nos demais países da região. Com isso, o Brasil passaria a ocupar o 4º lugar, superando o México, e, após isso, a qualificação média da tecnologia da informação e comunicação (TIC) avançará mais lentamente.
Entre as variáveis analisadas, o estudo projeta que em março de 2010 o Brasil alcançará um total de 867 telefones móveis para cada mil pessoas (crescimento anual de 11,6% e que praticamente se igualaria a média latino-americana). Na parte de serviços, o gasto total com TIC deverá ser de cerca de US$ 356 por ano para cada habitante, um crescimento de 7,3%.
Segundo a pesquisa, atualmente o Brasil conta com cerca de 232 computadores para cada mil habitantes, aumento de 19,5%, e de 3,3 servidores para cada mil pessoas, alta 15%. Além disso, no fim do primeiro trimestre, 13,6% dos usuários de internet eram assinantes de banda larga, um crescimento de 2,4%, e o país contava com 391 usuários de internet para cada mil habitantes, o que representa um crescimento de 12,2%.
O ISI é um relatório trimestral criado com o objetivo de avaliar periodicamente o avanço da tecnologia da informação, das telecomunicações e também do Ambiente da Sociedade da Informação, na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.