Justiça alemã obriga YouTube a implantar filtro de conteúdo

0

A Corte de Hamburgo, na Alemanha, determinou a instalação de um filtro de conteúdo no YouTube para detectar e interromper o acesso a materiais que violam o direito de propriedade no país. O juiz Heiner Steeneck reconheceu que o Google, dono do site de compartilhamento de vídeos, não tem controle sobre o material publicado pelos usuários, mas concluiu que é de responsabilidade da empresa impor obstáculos para evitar as violações.

"Esse caso vai estabelecer um precedente sobre o papel de operadores de plataformas online como o Google", afirmou um porta-voz da Associação Alemã de Coleta de Royalties e Direitos de Mídia (GEMA, em alemão), autora do processo. De acordo com um responsável do gigante das buscas ouvido pelo jornal The New York Times, a empresa deve recorrer da decisão.

Mesmo assim, o Google considerou o julgamento como uma vitória parcial do YouTube. "A decisão confirma que o YouTube é uma plataforma de hospedagem e não pode ser obrigado a controlar todos os vídeos publicados no site", defendeu a companhia. "É um sucesso parcial para indústria musical no geral, de usuários a artistas, compositores, YouTube e outras plataformas na Alemanha", completou.

Além disso, a empresa deve retomar as negociações para o pagamento de royalties à GEMA, com quem manteve um acordo até 2009. Desde então, a associação abriu o processo contra 12 vídeos ilegais hospedados no YouTube – motivo pelo qual alguns vídeos com músicas mundialmente populares eram inacessíveis no país.

Nas negociações, a GEMA busca o pagamento de 0,6 centavo de euro por exibição de vídeo. O Google rejeitou o valor e defende que ele seja calculado com base na receita publicitária da página, conforme o acordo original. O site nunca disponibilizou, contudo, os dados de usuários para corroborar o acesso às páginas e o valor arrecadado com a publicidade no site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.