Sotreq usa manutenção preditiva para manutenção de ativos dos clientes

0

A manutenção preventiva é uma das principais aliadas das companhias que desejam identificar e solucionar previamente problemas em máquinas de grande porte, como escavadeiras, carregadeiras, tratores, entre outros. E para controlar prazos com relação aos reparos, monitorar a condição dos ativos e identificar falhas precocemente, muitas investem em soluções tecnológicas.

Com o objetivo de proporcionar um ganho operacional aos clientes, a equipe de desenvolvimento de tecnologia da Sotreq, empresa com 76 anos de atuação no mercado e uma das maiores revendedoras de produtos, soluções e serviços Cat, criou o SotreqLink, ferramenta que reúne soluções integradas em uma única plataforma e que gera análises relevantes das máquinas.

Equipamentos conectados com os clientes

Na era da transformação digital, a chave do negócio é manter a conectividade do cliente com o produto e da Sotreq com o negócio desse cliente. Tais aspectos são correspondidos pelo SotreqLink que é não apenas uma plataforma, mas também um aplicativo que mantém as máquinas conectadas com as empresas.

"Na ferramenta está disponível a verificação dos alertas de manutenção, consumo de combustível, falhas, eventos e SOS que aparecem. Por meio da identificação desses aspectos, é possível tomar decisões proativas antes que ocorra uma falha catastrófica, maximizando, dessa forma, a disponibilidade e a produtividade da frota", descreve Carlos Arantes, coordenador de Novos Negócios & Tecnologia da Sotreq.

De acordo com Arantes, para desenvolver a tecnologia, foi feito um estudo de mercado com o intuito de identificar as principais necessidades dos clientes. É por isso que o SotreqLink é completo e conta, inclusive, com serviços financeiros, como alertas referentes ao vencimento de notas ou boletos. "É uma plataforma que também se comunica com outras e que, por conta disso, consegue emitir relatórios e orçamentos online", afirma Arantes.

Exemplo disso é no momento do atendimento. Se a máquina apresenta um ruído estranho ou emite uma fumaça, o próprio cliente, por meio do SotreqLink, consegue identificar o problema e solicitar a visita de um técnico. Durante a visita, o profissional emite um relatório que chega na Sotreq minutos após o término da inspeção.

Esses dados são unificados em um PDF que contém informações sobre o que foi feito no equipamento, as recomendações do técnico e quanto custará o reparo. Se o cliente aprovar o relatório, automaticamente, é agendada uma data e horário para desenvolver o reparo necessário.

"Além de possibilitar o acompanhamento do local em que a máquina se encontra, com o SotreqLink o usuário pode solicitar peças ou contratos de manutenção, entre outras facilidades. Esses serviços ajudam a praticamente anular as chances dos produtos ficarem fora de serviço, algo que gera prejuízo para a companhia", conclui Arantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.