Com uma intensa operação na área de Playa Ancha, na região de Valparaíso, o Google e a empresa especializada em transporte de dados submarinos, SubCom, concluíram a instalação do cabo submarino Curie, unindo o Chile e a Califórnia por meio da infraestrutura de dados da empresa.
Este é o 13º cabo instalado no mundo financiado pelo Google, que passa a ser a primeira empresa de tecnologia que, sem ser especializada em telecomunicações, investe no desenvolvimento de um cabo submarino internacional totalmente privado. O Google decidiu instalar o Curie na América Latina para atender melhor seus usuários e clientes e, assim, continuar avançando em seu objetivo de longo prazo de atingir o próximo bilhão de usuários da internet.
O desenvolvimento do cabo Curie foi anunciado há pouco mais de um ano, como parte do compromisso do Google em construir uma nuvem pública segura, inteligente e de alto desempenho. A empresa investiu US$ 47 bilhões no mundo, entre 2016 a 2018, incluindo data centers e cabos submarinos, para conectar a todos e prestar serviços a pessoas que usam os serviços do Google e empresas que possam se beneficiar de utilizar Google Cloud.
O Google optou por instalar o cabo Curie na região para continuar fortalecendo a conexão de dados internacionais existentes.