Com mais de 25 anos de experiência em consultorias de gestão e tecnologia, Ricardo Neves acaba de assumir o cargo de CEO da operação brasileira da everis, consultoria de negócios e TI do grupo NTT Data, com o desafio de dar continuidade ao forte crescimento da participação de mercado da operação no País. Sua missão inclui o consistente avanço do valor agregado do portfólio de serviços de transformação digital prestados aos clientes da everis no Brasil.
"Consideramos a entrada de Ricardo Neves em nossa empresa uma conquista, devido a sua ampla experiência em consultoria de negócios e TI, assim como ao seu grande conhecimento de economia e negócios no Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos e Europa", diz Juan Francisco Yáñez, CEO de everis Américas.
Segundo ele, a everis espera que o novo CEO consolide e expanda a forma de atuação da companhia no Brasil, focado na valorização das pessoas, sendo uma grande liderança para os talentos locais. "Adicionalmente, que atue para que a everis Brasil continue ampliando sua participação de mercado de forma consistente e rentável com foco nas grandes empresas brasileiras e internacionais que operam no País. Esperamos que trabalhe com uma estratégia alinhada a do grupo NTT Data, por meio da oferta de produtos e serviços que atendam aos desafios propostos pelos clientes em termos de eficiência, estratégia digital e novos modelos de negócios", ressalta Yáñez.
Anteriormente, Neves atuou, por mais de 16 anos, como sócio da PwC Brasil em São Paulo, focado na liderança de grandes programas de transformação de negócios, como definição de estratégias de tecnologia digital e emergente, bem como desenvolvimento de novos ecossistemas de empreendimentos e inovação. Conduziu também diversos trabalhos de organização e arquitetura de tecnologia da informação, serviços compartilhados e programas de implementação de tecnologia em larga escala na América Latina, EUA e Europa.
Em mais de duas décadas como consultor, Neves ajudou a aperfeiçoar a atuação de TI de empresas dos setores de varejo, bens de consumo, produtos Industriais e tecnologia, contribuindo também para o alinhamento de suas estratégias de negócios à transformação ágil da tecnologia digital e jornadas para a nuvem, visando melhores resultados por meio da implementação de novos modelos de negócios e inovação.
Em sua passagem na PwC, onde iniciou sua carreira como trainee em 1988, Neves participou de vários projetos de implementação de práticas de Financial Management Solutions e de ERP em clientes de diversos segmentos de negócios. Atuou no escritório de Dallas, EUA, por cinco anos, como consultor sênior e gerente em projetos de desenvolvimento de sistemas diversos. Foi gerente sênior do escritório de São Paulo, no qual participou em vários programas de implantação de ERPs no Brasil e na América Latina, em empresas como a NEC do Brasil, AmBev, Nestlé, dentre outras.
A experiência do executivo inclui também uma passagem na divisão de consultoria da IBM, por quatro anos (de 2002 a 2006), empresa na qual exerceu diversas funções de liderança executiva de práticas e gestão de relacionamento com clientes da IBM Brasil e da IBM América Latina, além de atuar como gestor de uma grande conta global na IBM Bélgica.
"Estou muito empolgado em assumir este novo desafio na everis, uma consultoria cuja atuação no mercado já acompanho há alguns anos. É uma honra iniciar uma nova fase de carreira em uma empresa jovem, ágil, inovadora, focada nos clientes e que tem seus recursos humanos em primeiro lugar. Nesses tempos de mudança nos paradigmas no mundo, acredito que teremos muito a contribuir para a transformação de nossos clientes e da sociedade", ressalta, Ricardo Neves, novo CEO da everis Brasil.
Com uma vasta experiência internacional e habilidades multiculturais Ricardo Neves tem MBA Executivo Global da Duke University (2014), é formado pelo Programa de Gestão Avançada (AMP) da Harvard Business School (2005) e é bacharel em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco no Brasil (1987). Além disto, ele é Project Manager Professional (PMP) certificado e Certified Outsourcing Professional (COP) e pela Associação Internacional de Profissionais de Terceirização (IAOP).