Ter acesso à internet de alta velocidade, podendo compartilhar a conexão com vários dispositivos simultaneamente, sem a necessidade de instalação e cabeamento. Esta é a premissa do Algar Banda Larga 5G, o novo produto da Algar Telecom, empresa de TI e telecom do Grupo Algar, que utiliza a tecnologia FWA (Fixed Wireless Access ou acesso fixo sem fio, em tradução literal), que não depende de cabos e fios para instalação. O serviço está disponível nas 33 localidades cobertas pelo 5G da operadora, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.
Ao todo são três opções de plano, com velocidades que variam de 250 a 650 giga. O roteador deve ser adquirido à parte e seu valor varia conforme o plano.
A tecnologia FWA é uma solução inovadora que permite a transmissão de dados de alta velocidade através de conexões com a rede 5G. Diferente das redes tradicionais que dependem de cabos e fios, ela possui a instalação mais rápida e fácil, uma vez que dispensa cabos subterrâneos ou aéreos, sendo possível a implementação até mesmo em áreas sem infraestrutura de banda larga com fio. O dispositivo receptor permite, ainda, velocidade de download até 33 vezes mais rápida que a tecnologia 4G LTE.
O lançamento só foi possível por conta da evolução da oferta de 5G. A empresa foi, inclusive, a primeira operadora do País a ofertar o serviço de 5G, na frequência de 2.3 GHz. Em 2021, a tecnologia chegou a três cidades – Franca (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG). No fim de 2023, a companhia expandiu sua rede 5G para 33 cidades nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, operando nas faixas de 2.3 e 3.5 GHz para proporcionar a melhor experiência aos clientes. O cronograma segue autorizações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
"Com as novas possibilidades de conexão, conseguimos democratizar ainda mais o acesso à internet, possibilitando que a internet banda larga chegue inclusive a locais onde não tem fibra, possibilitando o acesso aos diversos tipos de aplicativos e redes sociais, como também a utilização de jogos eletrônicos e exibição e compartilhamento de vídeos", completa Marcio de Jesus, vice-presidente da unidade B2C da Algar Telecom.