A Securities and Exchange Comission (SEC), a comissão de valores mobiliários norte-americana, aprovou nesta quarta-feira (23/5) novas diretriz para tornar mais fácil a adequação das empresas à lei Sarbanes-Oxley, que rege as companhias de capital aberto nos Estados Unidos, segundo notícia publicada pelo jornal americano The Washington Post.
Considerada por muitos críticos como custosa e trabalhosa, a comissão aprovou a medida ? por cinco votos a zero ?, que será utilizada por companhias no momento de avaliação dos controles internos em balanços financeiros. A SEC encorajou as companhias a adotarem uma abordagem mais baseada em riscos para a adequação à Sox.
Esta é a primeira vez que a SEC aprova uma medida desse tipo e, ao mesmo tempo, fornece os passos que as empresas devem seguir para avaliar a complexidade dos negócios de modo mais simples e menos custoso.
A versão original da Sarbanes-Oxley exigia que, no final de cada ano, os executivos avaliassem as políticas, procedimentos e atividades realizadas para reduzir as possibilidades de inadequações nos relatórios dos balanços financeiros. De acordo com a nova diretriz, os executivos é que irão identificar as áreas de negócios mais sujeitas a erros contábeis e determinarão se há controles para minimizar os riscos, avaliando a eficiência operacional desses controles.
O Conselho de Supervisão de Contabilidade de Companhias abertas deve aprovar um modelo padrão nesta quinta-feira (24/5), a ser utilizado pelos auditores que opinam sobre a adequação dos controles internos.