Senado avalia projeto sobre controle da internet na próxima semana

0

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou para a próxima semana a votação do projeto de lei substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) sobre o controle da internet. A sessão, marcada para esta quarta-feira (23/5) para avaliar o texto, foi interrompida no início da tarde pelo presidente da CCJ, o senador Antonio Carlos Magalhães.

O texto, que criou enorme polêmica em novembro do ano passado, teve vários itens que suscitaram divergências retirados pelo senador, mas vários pontos controversos ainda permanecem, como o que obriga os provedores de acesso a informar eventuais crimes e a criar o conceito de defesa digital, que permite que técnicos e profissionais de informática invadam comunicações de terceiros, em caso de suspeita de ataques de hackers, para prevenir ou barrar ataques a seus sistemas.

A proposta ainda estipula que os provedores de acesso precisam informar à polícia e ao Ministério Público atividades suspeitas, o que obrigaria os provedores a estabelecerem um monitoramento das atividades do usuário e a exigirem a identificação de todas as pessoas ao assinarem contrato para uso da rede mundial. Os provedores terão de arquivar por três anos todos os acessos e conteúdo de internautas, inclusive a salas de bate-papo.

Por outro lado, o projeto traz outras medidas interessantes, como a que tipifica como crime da disseminação de phishing scams, a falsificação de cartões de crédito e de informações e a difusão de vírus, entre outros delitos. Se aprovado pela CCJ, o texto seguirá para votação no plenário do Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.