A Toshiba decidiu mudar sua estratégia de venda no Brasil no segmento de multifuncional laser e impressora térmica, que a partir de agora passam a ter um único distribuidor no país, a Cogra, escolhida pela marca japonesa após um ano de negociação. Até hoje a fabricante vinha atendendo o mercado local diretamente.
"Esse novo modelo de negócio no Brasil, específico para a linha de multifuncionais laser e impressoras térmicas, já foi adotado em outros países da América Latina com ótimos resultados, como na Argentina e no México. Entregar a distribuição a um parceiro local forte e especializado mostrou-se uma decisão correta", afirmou Hidetaka Nonami, vice-presidente da Toshiba Tec. Business, que esteve em São Paulo.
Os equipamentos começarão a ser comercializados a partir de julho, quando chegará ao Brasil o primeiro lote procedente dos Estados Unidos. Segundo a direção da Cogra, que é uma das principais distribuidoras de impressoras e multifuncionais laser, a expectativa é crescer 20% em receita ainda neste ano.
Para isso, a distribuidora criou uma estratégia de vendas diferenciada para os produtos Toshiba. Inicialmente, 60 revendas instaladas nas principais cidades brasileiras vão comercializar a marca, de acordo com o diretor executivo da distribuidora, Wilson Conesa.
A Cogra, que atua há 13 anos no mercado de distribuição de impressoras e multifuncionais, possui três centros de armazenamento, dois localizados em São Paulo e um no Espírito Santo, totalizando 3.600 metros quadrados. Nos últimos anos a companhia vem promovendo investimentos consistentes em suas revendas, direcionando recursos à estruturação de programas de canal e à capacitação de parceiros, além da criação de campanhas de incentivo às vendas. Atualmente, além da linha Toshiba, a Cogra comercializa equipamentos das marcas Fujitsu, Lexmark, Samsung, Sharp, LG, Oki e Ricoh.