Um estudo global inédito realizado pela Thomson Reuters em parceria com a KPMG — que ouviu 446 especialistas e gestores de comércio exterior de 11 países, incluindo o Brasil (representando 38% dos participantes) — revelou que 68% das empresas consideram muito importante a adoção de uma plataforma tecnológica de gestão de comércio exterior que se integre ao sistema de ERP que lhes permita economia e ganho de produtividade. Porém, mais da metade (59%) dos participantes ainda não adotou uma solução específica em suas operações.
Este dado é utilizado pela Totvs para confirmar o aumento registrado na busca pelo seu software de gestão especializado nas atividades de controle de exportação, o Totvs Comex, solução oferecida em parceria com a Thomson Reuters, por meio da plataforma Trade-Easy. Sem revelar números, a fabricante de sistemas de gestão empresarial diz que, nos primeiros três meses deste ano, registrou um crescimento de 112% na venda da solução, frente ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com a Totvs, na contramão da economia local, a desvalorização do real frente ao dólar, por exemplo, aumenta as expectativas do volume de vendas para o mercado externo, com foco nos setores que menos dependem de mercadorias importadas para a confecção do seu produto. Além disso, ela avalia que o Plano Nacional de Exportações, lançado pelo governo federal em junho de 2015, promete melhorar a balança comercial do país e estabelecer melhorias nos acordos de convergência regulatória, além de facilitar o comércio com alguns países, como os Estados Unidos.
A análise da Thomson Reuters trouxe dois alertas importantes: apenas 17% das empresas conhecem a fundo ou se beneficiam dos regimes aduaneiros disponíveis no país e 36% não adotam nenhum dos tratados de livre comércio vigentes localmente, o que demonstra que, provavelmente, elas estão pagando mais do que o necessário em tarifas e impostos e, como consequência, perdendo em competitividade no mercado internacional.
Uma solução sistêmica para o controle das operações e o gerenciamento das atividades de comércio exterior, conforme ressalta Carlos Valle, diretor do segmento de logística da Totvs, permite, entre outros benefícios, identificar pontos falhos e contribuir para uma melhora significativa nos processos, além maior eficiência e redução de custos operacionais. "Temos o cliente como o foco central da nossa atuação. Dessa forma, acompanhamos a movimentação do setor de comércio exterior no Brasil e evoluímos as nossas soluções de acordo com os novos cenários econômicos do país. Acreditamos que a inovação tecnológica é o instrumento para elevar a produtividade das empresas e apoiar na expansão para novos mercados", finaliza.