Fim do Workplace, da Meta. E agora?

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Com o anúncio recente da Meta de descontinuar o Workplace, sua rede social corporativa, muitas empresas estão se perguntando: e agora? Essa decisão foi tomada para que a Meta possa concentrar seus esforços em seu core business, uma vez que o Workplace representava menos de 1% da receita total da companhia.

A descontinuação do Workplace é um reflexo da dinâmica de um mercado que está em constante evolução. No entanto, a comunicação interna e a valorização dos colaboradores continuam a ser tendências fortes e essenciais dentro das corporações. À medida que as empresas buscam melhorar a experiência de seus funcionários, a necessidade por ferramentas de comunicação e colaboração eficazes e especializadas não apenas persiste, mas cresce.

Podendo ser acessadas pelo computador ou pelo celular, as redes sociais corporativas se tornam um meio de comunicação que pode trazer muitos benefícios, já que, com a ferramenta, é possível divulgar notícias e novidades, compartilhar campanhas, realizar pesquisas, inserir ações de gamificação e incentivar a participação em atividades. Além disso, o uso desse canal também pode fortalecer as relações interpessoais, promovendo um ambiente de trabalho mais humano e engajador.

A saída do Workplace do mercado abre uma janela de oportunidade significativa para as empresas nacionais de tecnologia que desenvolvem e fornecem redes sociais corporativas. Temos a chance de oferecer soluções que não apenas substituem o Workplace, mas que superam suas capacidades, proporcionando às empresas ferramentas mais especializadas e adaptadas às suas necessidades específicas.

A comunicação deve se aprimorar com foco no que julgo serem as principais tendências quando falamos de comunicação com os colaboradores: a colaboratividade e a interatividade, premissas básicas de uma rede social. Devemos utilizar a tecnologia para colocar os funcionários como protagonistas dos processos comunicacionais, seja na geração de conteúdos ou nas campanhas internas.

Para as empresas que precisam substituir o Workplace, nossa mensagem é clara: existem ferramentas disponíveis que são mais modernas, com mais recursos específicos para as necessidades da comunicação com os colaboradores e capazes de atender às exigências crescentes do mercado. Este é o momento de explorar novas possibilidades e adotar soluções que realmente façam a diferença no dia a dia corporativo.

Igor Gavazzi Vazzoler, fundador e CEO da Progic.

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