A rede social Facebook ultrapassou pela primeira vez, em maio, o MySpace em número de visitantes, de acordo com estudo sobre o tráfego de internet feito pela consultoria comScore.
O levantamento mostra que o Facebook atraiu mais de 123 milhões de usuários únicos em maio, um aumento de 162% em relação ao mesmo período do ano passado de. Já na comparação com o MySapce, que registrou 114,6 milhões de usuários únicos, o crescimento do tráfego foi de 5% durante o mês.
Esta também é a primeira vez que o Facebook, lançado em 2004, lidera o ranking de visitantes únicos. Em abril, a comScore já havia constatado um virtual empate entre os dois sites de relacionamento.
A mudança de posição na liderança de mercado ocorre num momento de mudanças internas no Facebook, que vem investindo fortemente com o propósito de se transformar numa empresa líder em mídia. Vários membros da equipe original de executivos deixaram a empresa nas últimas semanas. Entre eles estão Adam D'Angelo, chefe de tecnologia (CTO) e espécie de confidente de Mark Zuckerberg, fundador e diretor executivo do Facebook, de apenas 23 anos de idade, e Matt Cohler, um dos primeiros funcionários da companhia e que respondia pelo desenvolvimento de produtos.
As mudanças no corpo diretivo decorrem da busca por ampliar os resultados rapidamente e em razão da forte valorização da empresa, cujo valor de mercado atingiu US$ 15 bilhões no ano passado, e das especulações no mercado de que a Microsoft poderia aumentar a pequena participação, de 1,6%, que detém no site de relacionamento.
Embora o Facebook não revele os números de vendas ou o lucro, pessoas próximas à empresa calculam que as vendas totais do site de relacionamento no ano passado tenham ficado em torno dos US$ 150 milhões. A meta para este ano, segundo as mesmas pessoas, é aumentar a sua receita corrente para US$ 300 milhões ou US$ 350 milhões, segundo informações da versão on-line do jornal britânico Financial Times.
Considerando que a contagem do número de visitantes únicos é apenas uma forma de medir a popularidade, muitos sites, inclusive o Facebook, medem a audiência pela taxa de retorno do internauta ou pelo número de usuários ativos, deixando de fora aqueles que visitam o site uma única vez e nunca voltam. O MySpace afirma ter cerca de 110 milhões de usuários ativos, enquanto o Facebook assegura ter cerca de 80 milhões.