O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba anunciou nesta terça-feira, 23, que está vendendo o "11 Main", seu site de compras online nos Estados Unidos, para o marketplace online rival OpenSky, pouco mais de um ano após seu lançamento. Segundo informações do The Wall Street Journal, em troca, o Alibaba deterá uma participação de 37,6% no OpenSky. Os termos financeiros do negócio não foram divulgados.
A decisão destaca os desafios enfrentados pelo Alibaba nos mercados ocidentais, dominados por concorrentes como Amazon.com e eBay. O grupo pode buscar oportunidades de comércio eletrônico nos EUA, no longo prazo, mas, por enquanto, analistas e investidores estão prestando mais atenção aos esforços da empresa para solidificar sua posição forte no mercado chinês. O Alibaba detém cerca de 80% do mercado chinês de compras online.
Quando o 11 Main iniciou suas operações, em junho de 2014, a companhia disse ter um "plano de marketing robusto" para apoiar o crescimento das lojas existentes no site. No entanto, o site lutou para ganhar a atenção e o apoio da sede do Alibaba na China, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.
Além do 11 Main, o Alibaba tem aumentado sua presença no mercado norte-americano como um investidor. Em março, o gigante chinês investiu US$ 200 milhões no aplicativo de compartilhamento de fotos Snapchat. A companhia também está buscando oportunidades de investimento nos mercados emergentes. Na Índia, o Alibaba e a fabricante chinesa de eletrônicos em regime de terceirização, Foxconn, anunciaram que planejam investir, juntos, US$ 500 milhões na varejista online Snapdeal.com, por uma participação combinada de 10% na empresa.