Não é surpresa para ninguém que a automação veio para ficar, mas quais empresas podem adquirir esta solução? Em tecnologia, soluções disruptivas tem um custo muitas vezes inacessível para a grande maioria das empresas, isso ocorre porque os provedores tendem a focar em uma estratégia que prevê obter muita receita de um pequeno grupo de clientes. Veja, que um dos principais players de automação possui 75% de sua receita vindo de uma base de 12% dos seus clientes, não é uma questão de certo ou errado, mas uma realidade do nosso mercado.
Eu acredito que é fundamental a democratização do acesso a automação, mas para isso é preciso criar uma opção que permita às empresas e pessoas conquistarem os benefícios e os ganhos de competitividade gerados pela automação, através de um modelo de negócio cobrado sob demanda, assim as empresas podem iniciar sua jornada da automação e naturalmente alcançar retorno de investimento logo no primeiro dia, sem se preocupar em justificar altos investimentos, respeitando a sua cultura e o ritmo de absorção de novas tecnologias.
A automação acessível permite realizar uma transformação social tanto nas empresas que terão acesso à tecnologia, bem como, a um exército de profissionais que poderão formar-se e passar a ter como fonte de renda a criação, manutenção e sustentação de robôs. Assim como as empresas pagam a conta de água, luz e telefone, por exemplo, passarão também a ter a conta de automação.
A tecnologia é só uma ferramenta à serviço da Estratégia, cabe às pessoas escolherem as melhores formas de criar suas automações, o que o robô permite é que essas ideias possam ser estendidas e executadas em uma velocidade nunca vista, favorecendo que as empresas comecem a criar novas formas de interagir com seus clientes e proporcionando que cada vez mais que as pessoas façam o trabalho de pessoas e os trabalhos repetitivos e padronizados fiquem com aqueles que o fazem melhor, os robôs.
Empoderamento
Assim como no começo da década 90 conhecer ferramentas de edição de texto, planilhas eletrônicas e criar apresentações no computador ajudaram as pessoas no crescimento da carreira, hoje conhecer e dominar o potencial que as tecnologias de automação podem agregar nas tarefas diárias fará a diferença para os profissionais de qualquer área e criará uma nova geração de colaboradores nato-digitais, além de fortalecer o empoderamento de profissionais, que não precisarão mais se submeter às tarefas repetitivas, mas sim dedicar seu tempo e intelecto a estratégias e ações, tanto para o crescimento do negócio, quanto do indivíduo nas corporações.
Fernando Baldin, country manager AutomationEdge Brasil.