Democratização do RPA empodera pessoas e entrega opção de escolha

0

Não é surpresa para ninguém que a automação veio para ficar, mas quais empresas podem adquirir esta solução? Em tecnologia, soluções disruptivas tem um custo muitas vezes inacessível para a grande maioria das empresas, isso ocorre porque os provedores tendem a focar em uma estratégia que prevê obter muita receita de um pequeno grupo de clientes. Veja, que um dos principais players de automação possui 75% de sua receita vindo de uma base de 12% dos seus clientes, não é uma questão de certo ou errado, mas uma realidade do nosso mercado.

Eu acredito que é fundamental a democratização do acesso a automação, mas para isso é preciso criar uma opção que permita às empresas e pessoas conquistarem os benefícios e os ganhos de competitividade gerados pela automação, através de um modelo de negócio cobrado sob demanda, assim as empresas podem iniciar sua jornada da automação e naturalmente alcançar retorno de investimento logo no primeiro dia, sem se preocupar em justificar altos investimentos, respeitando a sua cultura e o ritmo de absorção de novas tecnologias.

A automação acessível permite realizar uma transformação social tanto nas empresas que terão acesso à tecnologia, bem como, a um exército de profissionais que poderão formar-se e passar a ter como fonte de renda a criação, manutenção e sustentação de robôs. Assim como as empresas pagam a conta de água, luz e telefone, por exemplo, passarão também a ter a conta de automação.

A tecnologia é só uma ferramenta à serviço da Estratégia, cabe às pessoas escolherem as melhores formas de criar suas automações, o que o robô permite é que essas ideias possam ser estendidas e executadas em uma velocidade nunca vista, favorecendo que as empresas comecem a criar novas formas de interagir com seus clientes e proporcionando que cada vez mais que as pessoas façam o trabalho de pessoas e os trabalhos repetitivos e padronizados fiquem com aqueles que o fazem melhor, os robôs.

Empoderamento

Assim como no começo da década 90 conhecer ferramentas de edição de texto, planilhas eletrônicas e criar apresentações no computador ajudaram as pessoas no crescimento da carreira, hoje conhecer e dominar o potencial que as tecnologias de automação podem agregar nas tarefas diárias fará a diferença para os profissionais de qualquer área e criará uma nova geração de colaboradores nato-digitais, além de fortalecer o empoderamento de profissionais, que não precisarão mais se submeter às tarefas repetitivas, mas sim dedicar seu tempo e intelecto a estratégias e ações, tanto para o crescimento do negócio, quanto do indivíduo nas corporações.

Fernando Baldin, country manager AutomationEdge Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.